sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Saúde na Escola já atendeu mais de 1,8 mil estudantes em Caicó






Com apenas cinco meses de execução, o projeto Saúde na Escola, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Instituto Pedro Cavalcanti (IPC), já atendeu mais de 1,8 mil alunos e mais de 330 educadores, em nove escolas da rede municipal de ensino de Caicó. Nos dias 05 e 06 de dezembro, a equipe de especialistas chega à Escola Municipal Maria Fernandes da Silva, no bairro João Paulo II.

De acordo com a coordenação do projeto, cada uma das instituições visitadas, teve uma média de 50 crianças diagnosticadas com problemas visuais e foram encaminhadas para o recebimento de óculos, por meio da secretaria de saúde. E dentro desse número, de 5 a 7 crianças, por escola, tiveram diagnósticos visuais mais graves, exigindo o encaminhamento para o acompanhamento e cirurgias, em unidades de saúde de referência do município. Esse número indica que, de todas as crianças atendidas, até agora, cerca de 24%, apresentaram alterações visuais.  

No caso de alterações vocais, uma média de 6 professores, em cada escola visitada, teve o diagnóstico de problemas. O que representa aproximadamente 16% do total de profissionais atendidos.  “Entre as principais causas, está o mau uso e abuso vocal. Muito professores também foram diagnosticados com problemas não de ordem estrutural, mas incômodos, como rouquidão e pigarro, durante as aulas, devido a refluxo. Por isso, também estamos realizando muitas orientações em relação à alimentação ideal antes das atividades”, destaca o fonoaudiólogo Terciano Bezerra, coordenador do projeto no município.

Já as alterações auditivas estão em torno de 5% do total de alunos atendidos.  “Nas primeiras escolas, os números foram mais altos, mas caíram nas mais recentes. O número de alunos com problemas auditivos é o menor índice apresentando até momento”, ressalta Terciano Bezerra.

O fonoaudiólogo também faz uma observação em relação à saúde auditiva dos professores. “Os professores tem apresentando muitas queixas de zumbido, dores no ouvido, sensação de surdez e, como os atendimentos auditivos do projeto são direcionados aos estudantes, conversamos com o profissional e já fazemos logo o encaminhamento para a Unidade de Pesquisa e Diagnóstico Avançado e Tratamento Especializado (UPDATE)   do programa de saúde auditiva do município”, explica.  

 O projeto
Quinzenalmente ou semanalmente, uma escola diferente recebe a visita de equipe de profissionais de saúde do Instituto Pedro Cavalcanti e da Estratégia de Saúde da Família do município, munida de todos os equipamentos necessários para a realização de exames e consultas no próprio local.

Aos estudantes são oferecidas consultas com otorrinolaringologistas, oftalmologistas, fonoaudiólogas, dentistas e clínico geral e exames como audiometria, otoemissão, otoscopia, acuidade visual e auto-refração computadorizada; além de palestras educativas sobre prevenção de doenças, aplicação de flúor e escovação. No caso do diagnóstico de problemas, todos são encaminhados para a realização de tratamentos e exames complementares em unidades de referência da rede pública de saúde de Caicó.

Aos professores, são oferecidas consultas com otorrinolaringologistas e fonoaudiólogas e os exames de espectrografia vocal e laringoscopia, além de distribuição de cartilhas informativas, mostrando como evitar doenças e os principais sintomas de problemas. No caso de alterações, todos recebem encaminhamentos para a realização de exames complementares e fonoterapia no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e na Unidade de Pesquisa e Diagnóstico Avançado e Tratamento Especializado (UPDATE) do programa de saúde auditiva do município.

Assessoria de Imprensa IPC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...