Carnaúba dos Dantas-RN

Carnaúba dos Dantas, município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado na região do Seridó, microrregião do Seridó Oriental, mesorregião Central Potiguar.

História

Carnaúba dos Dantas deve seu nome à planta de mesmo nome cultivada nas fazendas pertencentes à proprietários da Família Dantas que habitavam a região.

Geografia

De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2000, sua população é de 6.572 habitantes. Área territorial de 245 km². Foi criado em 1953.

De interesse histórico, destacam-se seu conjunto de mais de 80 sítios arqueológicos, um dos mais importantes da América do Sul em pinturas rupestres.

Turismo

Durante a semana santa, o Monte do Galo é um popular destino do turismo religioso.

O nome da cidade deu-se pelo fato de que existia uma farta plantação de carnaúba, planta da qual se extrai uma cera dos mais diversos usos. O nome "Dantas" é a fusão da expressão "das antas", que acabou por se agregar ao nome do município.

Mesorregião Central Potiguar
Microrregião Seridó Oriental

Municípios limítrofes Jardim do Seridó (22 Km), Acari (18 Km), Parelhas (23 Km) e Pícui - PB (30Km)
Distância até a capital 243 quilômetros
Características geográficas
Área 245,648 km²
População 7.294 hab. est. 2006
Densidade 29,7 hab./km²

Fuso horário UTC-3
Indicadores
IDH 0,742 PNUD/2000
PIB R$ 17.795.262,00 IBGE/2003
PIB per capita R$ 2.555,69 IBGE/2003

Além das serras e do grande número de sítios arqueológicos, entre eles o da Pedra do Alexandre e o Xique-xique, você terá a oportunidade de conhecer o maior santuário religioso do Seridó, o Monte do Galo, fundado em 1927, que recebe milhares de peregrinos todos os anos. Do monte você irá avistar o Castelo Bivar, de arquitetura medieval francesa, que surpreende pelo inusitado. Não deixe também de conhecer a Pedra do Dinheiro, encravada no Sítio Maribondo, responsável por muitas lendas locais. Conta-se que à meia-noite aparece um carneiro de ouro aos pés da pedra fazendo muito barulho. Quem viu, corre até hoje. São histórias e lendas que povoam o imaginário nordestino e que enriquecem a cultura de um povo.

A cidade começou com uma pequena propriedade rural, edificada no começo da década de 1860, pelo casal Antônio Dantas de Maria e Hermínia Maria da Conceição. Em Carnaúba dos Dantas, nasceu o músico e compositor Tonheca Dantas, um dos nomes mais expressivos da história artística do Rio Grande do Norte. Sua obra é vasta e enriquecida pela beleza da melodia de suas marchas, dobrados e valsas, entre as quais "Royal Cinema".

Em 1740, Caetano Dantas Correia vindo de Pernambuco com boiada, fundou a Fazenda Carnaúba à margem esquerda do riacho Carnaúba.Em agosto de 1790, o Sr. Caetano passou para sua filha Ana, casada com Antônio Tomaz de Azevedo, através de dotes a fazenda com reses, prata, ouro e escravos. O povoado cresceu e surgiu a primeira feira da localidade, que fracassou e seis anos depois foi restabelecida.

Com a construção de uma capela dedicada a São José, construída em 19 de março de 1900, o sítio de Carnaúba de Cima passou a condição de povoado. Algumas décadas depois, o Decreto Estadual nº 603, de 31.10.1938, transformou a povoação em Distrito vinculado ao município de Acari.

Em 11 de dezembro de 1953, através da Lei Estadual nº 1.028, era criado o município de Carnaúba dos Dantas que recebeu este nome em homenagem ao seu colonizador Caetano Dantas e uma alusão a grande quantidade de carnaubeiros existentes na região. Desmembrou-se de Acari e tornou-se município do Rio Grande do Norte.

Veja algumas imagens da Cidade.
Carnaúba dos Dantas








Castelo Bivar








Sítios arqueológicos













Monte Do Galo











Serra da Rajada






Rio Carnaúba





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...