quinta-feira, 30 de setembro de 2010

IFPB INICIA DIA 27 AS INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS TÉCNICOS

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) inicia na segunda-feira, 27 de setembro, as inscrições para o Processo Seletivos dos Cursos Técnicos (PSCT). São ofertadas 2224 vagas para ingresso em 2011 nos nove campi da instituição, sendo 1148 vagas nos cursos técnicos subsequentes (para quem já terminou o Ensino Médio) e 1076 vagas nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. A inscrição deve ser realizada on-line, no link da organizadora da seleção, a Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec):  http://www.ifpb.edu.br/compecVeja o edital.

As inscrições ficam abertas até 5 de novembro e o candidato pode procurar os campi do IFPB em João Pessoa, Sousa, Cajazeiras, Campina Grande, Patos, Monteiro, Cabedelo, Picuí e Princesa Isabel, onde computadores e pessoal estarão à disposição para orientações.

As provas serão realizadas no dia 12 de dezembro, no horário de 8h às 11h para os cursos técnicos subseqüentes e de 8h às 12h para os cursos integrados ao ensino médio. Nos cursos de Instrumento Musical, os candidatos ainda devem fazer a prova de habilitação específica teórica no dia 22 de novembro e de habilitação específica prática no período de 29 de novembro a 02 de dezembro.


A taxa de inscrição para o PSCT é de R$ 50 para o Técnico Integrado e de R$ 40 para o Subseqüente. É possível solicitar isenção da taxa de inscrição no período de 4 a 15 de outubro, quando deve ser entregue no campus a documentação exigida no edital. Entre os que podem solicitar isenção estão aqueles que cursaram todo o ensino médio ou fundamental em escola pública e quem recebe Bolsa Família.


O IFPB reserva 50% das vagas de cada curso técnico integrado ao Ensino Médio, por turno, para quem estudou durante todo o ensino fundamental em rede pública. Esses devem protocolar documentação comprobatória no período de 4 a 15 de outubro. No Campus Sousa, há vagas destinadas especialmente a pessoas que vivem em assentamentos rurais ou filhos de assentados. Os medalhistas ouro e prata da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) também têm vagas reservadas no Instituto Federal.


A instituição reserva 5% das vagas, nas duas modalidades de ensino, para pessoas portadoras de necessidades especiais, que também devem entregar documentos comprobatórios no Campus para o qual se inscrevem. Em cada campus, a instituição está programando para esses candidatos uma palestra sobre o perfil dos cursos ofertados, no dia 4 de outubro.


Nos cursos subseqüentes, em Cabedelo, são ofertadas 240 vagas nos cursos de Pesca e Meio Ambiente. Em Cajazeiras, são 160 vagas em Edificações e Eletromecânica. Em Campina Grande, são 50 vagas em Manutenção e Suporte de Informática e em Mineração. Em João Pessoa, são 288 vagas, distribuídas em Edificações, Instrumento Musical, Eletrotécnica, Mecânica, Eletrônica, Equipamentos Biomédicos. Em Monteiro, são 80 vagas em Manutenção e Suporte de Informática. Em Patos, são 80 vagas em Edificações e Manutenção e Suporte de Informática. Mesmos cursos e vagas do campus de Princesa Isabel. Em Picuí, são 80 vagas em Manutenção e Suporte de Informática e Mineração. Na cidade de Sousa, são 60 vagas em Informática, no distrito de


São Gonçalo, são 15 vagas em Agropecuária e no município de Aparecida, são 15 vagas também no mesmo curso.
Nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, o Campus da Capital paraibana oferta 246 vagas nos cursos de Edificações, Eletrotécnica, Mecânica, Eletrônica, Controle Ambiental e Instrumento Musical. Em Cabedelo, são 40 vagas em Pesca. Em Campina Grande, são 240 vagas nos cursos de Mineração, Petróleo e Gás e Manutenção e Suporte em Informática e Técnico em Informática. Em Cajazeiras, são 120 vagas em Edificações, Manutenção e Suporte em Informática e Eletromecânica. Em Monteiro, são 70 vagas em Manutenção e Suporte em Informática e em Instrumento Musical.


Em Patos, são 80 vagas nos cursos de Edificações e de Manutenção e Suporte em Informática. Mesmoscursos e vagas de Picuí. Em Princesa Isabel, são 80 vagas em Controle Ambiental e Edificações. No Campus Sousa, são 120 vagas na Unidade Avançada de São Gonçalo, para os cursos de Agropecuária, Agroindústria, Meio Ambiente. Na cidade de Aparecida e no Distrito de São Gonçalo, o Campus Sousa oferta ainda o Ensino Técnico Concomitante ao Ensino Médio nos cursos de Agropecuária.
No endereço eletrônico da Compec, já é possível encontrar o edital completo com todas as informações detalhadas, o número de vagas de cada curso, turno em que é ofertado, perfis do curso e conteúdo programático. Bem como toda a documentação exigida para os candidatos que pretendem disputar reservas de vagas ou solicitar isenção de pagamento da taxa.
* Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...