sexta-feira, 1 de março de 2013

AUMENTO DA VIOLÊNCIA: DE QUEM É A CULPA?


A cada dia que se passa temos constatado o aumento da violência nas cidades brasileiras. Antigamente, a violência era exclusiva das grandes cidades, sendo que as pequenas cidades eram sinônimas de paz e tranquilidade. Hoje, nem as pacatas cidades interioranas são símbolos de paz; a violência também já chegou a elas.

Muitas vezes, os assaltantes preferem agir nas pequenas cidades, onde o efetivo policial é bem menor e as facilidades de se obter sucesso nas infrações são bem maiores. Geralmente, numa pequena cidade o efetivo policial é de poucos policiais e, dependendo do número de habitantes, algumas delas só contam com no máximo três policiais, que se revezam na sua escala.

Além do pouco efetivo policial, outro fator que tem contribuído para o aumento da violência nas pequenas cidades, é o consumo desenfreado de drogas, o que contribui cada vez mais com a violência.

A justiça brasileira também é responsável pelo aumento da criminalidade, pois a nossa justiça é atrasada e bastante arcaica. No Brasil, o menor de idade possui toda a proteção da justiça, pois o mesmo não pode ser preso e nem mostrar o rosto quando é pego em delito flagrante, visto que para a Lei o menor ele não é capaz de responder por seus atos. Porém, o mesmo menor que não tem capacidade de responder por seus atos é o mesmo que a partir dos 16 anos pode escolher os representantes para ocupar os cargos públicos, pode roubar, pode estuprar, pode matar, sem contar que, aproveitando a impunidade, muitos delinquentes maiores usam os menores para realizar as infrações.

Muitas vezes, a própria justiça é culpada pelo aumento dessa violência. Aqui em Natal, as câmeras de segurança de uma lotérica filmaram um delinquente assaltando essa lotérica. O culpado foi preso, chegou à delegacia pagou fiança e foi liberado. Uma semana depois, o mesmo delinquente voltou à mesma lotérica para cometer novamente o assalto. Foi preso e, de novo, pagou fiança e foi liberado. Dois dias depois foi preso novamente pela polícia por assaltar um carro, sendo que dessa vez fazendo refém.

Pergunta-se: não está na hora de modificar as leis no Brasil? Quando alguém é preso e paga fiança, para onde vai esse dinheiro?

Portanto, a população tem que se mobilizar já, e exigir as mudanças necessárias para frear um pouco essa violência que existe no país.

Professor Marciano Dantas, Natal / RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...