terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Aventuras e Expedições na Caatinga Seridoense‏


Nos últimos dez anos, tenho dedicado parte do meu tempo disponível, na exploração da "mata da caatinga" existente em Carnaúba dos Dantas e de  alguns municípios circunvizinhos.

Nesse período, realizei inúmeras expedições, com o intuito de explorar, conhecer e visualizar atrativos naturais, como também, de usufruir um pouco do que a natureza nos oferece, além do mais, de verificar o atual estado de preservação do meio ambiente desses locais acima citados.

Estive nos lugares mais remotos e inacessíveis do município de Carnaúba dos Dantas,  e ainda, em alguns "setores" dos municípios de Parelhas, Acari, Jardim do Seridó, Frei Martinho, Picuí, Nova Palmeira e Pedra Lavrada.

Durante essas "expedições", pude comtemplar uma grande variedade de paisagens, como também, tive o prazer de visualizar e fotografar uma grande variedades de plantas, insetos e animais existentes na caatinga.
Escalei várias serras e estive no topo do quinto pico mais alto de todo o Rio Grande do Norte, o Serrote Agudo... com 713 metros.

Pude desfrutar de inúmeros banhos nas mais altas e nas mais belas quedas d'água existentes em Carnaúba dos Dantas e cercanias. 

Tais como: Cachoeira dos Fundões (50 m de altura), Cachoeira do Cardão, Cachoeira do Braz, Cachoeira da Grota e muitas outras...

Tive o prazer de visitar um grande número de sítios arqueológicos existentes nesses municípios acima citados... com os seus vestígios, com as  suas Pinturas e  Gravuras Rupestres tão belas, mais ao mesmo tempo, tão enigmáticas.

Sítios esses, que foram habitados, pintados e gravados por povos pré-históricos que outrora viveram em terras seridoenses.

Mais além de todas essas maravilhas naturais que pude contemplar e usufruir, também tive o "desprazer" de percorrer  muitos locais e lugares que antes eram preservados, e hoje encontram-se em avançado estado de degradação natural.

Falo do desmatamento que ocorreu no passado, e que vem ocorrendo nos dias de hoje,  nas matas ciliares da principal artéria fluvial de Carnaúba dos Dantas, o rio Carnaúba e de seus tributários, e também, das suas serras circundantes.

Principalmente, o total desmatamento da mata ciliar do riacho do Olho D'água. (o percorri desde as suas nascentes... até a sua foz, e pude visualizar e constatar a total "aniquilação da sua "outrora" bela e exuberante mata ciliar ).

Vale salientar ainda, que o riacho do Olho D"água é quem abastece o açude monte alegre, e portanto, não deveria sofrer com o desmatamento do jeito que sofreu e ainda vem sofrendo.

Em relação ao Riacho do Marimbondo, o percorri desde a sua foz até á altura da Barragem dos Tanques, e pude visualizar e constatar a "quase" total aniquilição da sua mata ciliar.

Em relação ao Rio Carnaúba, o percorri desde a sua foz (no rio Acauã) até à altura da Pedra Branca, e pude visualizar a "quase" total aniquilição da sua mata ciliar, desde a sua foz até as proximidades da localidade Riacho Fundo.

Obs. No trecho que corresponde da ponte do Riacho fundo até à altura da localidade Pedra Branca, a mata ciliar está quase 100% preservada (devido a inacessabilidade).

Portanto, este é um pequeno relatório que fiz sobre as expedições por mim realizadas... falando um pouco da minha pessoa,  das belezas e atrativos naturais de alguns pontos do Seridó,  (precisamente no município de Carnaúba dos Dantas )  mais também, da atual situação ambiental do município de Carnaúba dos Dantas e cercanias.

Carnaúba dos Dantas, 11 de Fevereiro de 2013

Atenciosamente,
Dean Carvalho ( Explorador e Aventureiro da Caatinga )

Fonte: Carlinhos Via Email 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...