quinta-feira, 25 de outubro de 2012

IDJus: TRT tem o melhor desempenho da Justiça no Rio Grande do Norte


Estudo elaborado em nível nacional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) calculou o Índice de Desempenho da Justiça (IDJus) da Justiça brasileira.

Com base nas informações do programa Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os pesquisadores avaliaram a gestão de recursos, de processos e de pessoas da Justiça do Trabalho, Federal e Estadual, em todo país.

O TRT de Goiás (18ª Região) alcançou o melhor índice (68,5 pontos), seguido do TRT de Minas Gerais (64,7), Rio de Janeiro (60,1), São Paulo (57), Pará/Amapá (56,3).

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) alcançou um índice de 55,8 pontos, o melhor desempenho dos segmentos do Poder Judiciário no  estado, e o sexto dentre os 24 TRTs do país.

Metodologia – Para medir o índice, a equipe formada por juristas e acadêmicos do Centro de Pesquisas do Sistema de Justiça Brasileiro, ligado ao IDP, considerou temas como despesas, receitas, transferências, recursos humanos, tecnologia, litigiosidade e produtividade.

O grupo responsável pela pesquisa analisou dados referentes aos primeiro e segundo graus da Justiça brasileira.

Segundo os coordenadores do IDJus, o índice tem por objetivo ir além de estatísticas descritivas e contribuir para que os tribunais possam identificar causas de problemas e avaliar os progressos obtidos.

Os indicadores também podem ser abertos, permitindo enfoques e recortes específicos em cada setor. O acesso aos dados pode ser feito pelo site http://cpjus.idp.edu.br/resultados/.

TRT/RN - Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...