segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Brasil e Ucrânia se comprometem a lançar primeiro satélite conjunto em 2014


A presidente Dilma Rousseff, e o presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych, se comprometeram nesta sexta-feira a lançar em 2014, da base brasileira de Alcântara, o primeiro satélite desenvolvido por ambos os países, informaram fontes oficiais.

Porta-vozes da presidência explicaram à Agência Efe que Dilma e Yanukovych conversaram por telefone durante 20 minutos e que ambos concordaram que a associação entre os dois países no setor aeroespacial tem um caráter 'estratégico'.

Brasil e Ucrânia se associaram em 2003 para o projeto conhecido como 'Cyclone-4', que propõe um plano de cooperação para o desenvolvimento de um lançador de foguetes que operará na base de Alcântara, no Maranhão.

A base fica situada quase na linha do Equador, o que, segundo especialistas, é uma vantagem para o lançamento de satélites.

O projeto prevê um investimento de US$ 588 milhões, divididos em partes iguais, e constitui uma aposta brasileira para entrar no seleto 'clube' de países capazes de pôr satélites em órbita, que até agora só inclui os Estados Unidos, a China, a França, a Índia, Israel, o Japão, a Rússia e a própria Ucrânia.

O primeiro lançamento estava previsto inicialmente para 2013, mas o projeto sofreu vários adiamentos, sobretudo por questões financeiras.

Durante a conversa de hoje, Yanukovych também convidou Dilma a fazer uma visita oficial à Ucrânia em 2013, proposta 'aceita' pela presidente, segundo as fontes.

A data da visita será negociada posteriormente, mas a chefe de Estado já adiantou que pretende viajar para a Ucrânia acompanhada de uma grande delegação de empresários, para que explorem as possibilidades de negócios que existem entre os dois países.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...