sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Parceria facilita acesso a serviços de Otorrinolaringologia pelo SUS


O Hospital Central Coronel Pedro Germano (Hospital da Polícia) aumentará sua capacidade de atendimento clínico e cirúrgico em otorrinolaringologia, com a implantação de um Núcleo de Referência em Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial na unidade. O projeto será possível através de uma parceria entre o Núcleo de Ensino em Saúde do Hospital e o Programa de Residência em Otorrinolaringologia do estado do RN.

“Hoje são realizadas cerca de 400 consultas e 16 cirurgias em Otorrinolaringologia por mês e a estimativa, com um maior número de médicos trabalhando na residência médica em otorrinolaringologia, a capacidade de atendimento seja dez vezes maior”, destaca o médico Antônio Fernando Coelho, supervisor da coordenação de residência médica do hospital.

Com a conclusão de obras de reforma em andamento no local, que incluem a montagem de laboratórios e a ampliação do número de salas de aula, a previsão é que, já a partir de 2013, o hospital passe a oferecer todos os procedimentos de média e alta complexidade na especialidade.

 “O hospital, que dispõe de toda a estrutura apropriada para o ensino e extensão e já realiza aulas de outras residências, disponibilizou o espaço para o programa teórico da residência médica e todos os materiais e equipamentos necessários para os atendimentos foram doados pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia”, explica o médico Haroldo Bezerra, Coordenador do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital da Polícia.

O programa de Residência Médica em Otorrinolaringologia do RN existe há mais de 17 anos. Entre os profissionais que estarão à frente da coordenação e aulas do serviço de Residência Médica da SESAP/Hospital da Polícia Militar, estão os otorrinolaringologistas: Haroldo Bezerra (capitão médico da Polícia Militar), como Coordenador Médico-Hospitalar; Pedro Cavalcanti (Servidor público da SESAP), como Coordenador do Programa Científico; e Pedro Guilherme Cavalcanti (professor da Universidade Potiguar - Unp).

O médico Pedro Cavalcanti ressalta os benefícios da implantação do primeiro programa de residência em Otorrinolaringologia em um hospital público estadual no Rio Grande do Norte. “Além das vantagens para os profissionais, que terão acesso a mais um local para aulas práticas e teóricas, a população poderá contar um serviço de referência pela rede estadual de saúde”, coloca.

Desde o dia 13 de agosto, as aulas teóricas do programa já estão sendo realizadas no local e a novidade foi recebida com empolgação pelos médicos residentes. “É uma oportunidade única. Tanto pela excelente estrutura para o ensino no hospital, como pela experiência de maior contato com as necessidades reais da população na nossa formação” ressalta a residente em otorrinolaringologia Hosana Silveira.

Assessoria de Imprensa Clínica Pedro Cavalcanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...