sexta-feira, 20 de julho de 2012

TRT-RN inicia preparativos para implantação do PJe


Como parte do cronograma de implantação do PJe na Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte, a equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRT-RN realizou demonstração do sistema para procuradores federais e para advogados durante esta sexta-feira (20).

O desembargador José Rêgo Júnior, vice presidente do Regional saudou aos procuradores e advogados, destacando que “vivemos um momento de grande importância para a Justiça do Trabalho. Uns momentos de modernização de seus serviços e todos os atores desse processo têm a sua devida relevância.”

O diretor da STI, Marcelo Marinho Ramos, informou que o objetivo do encontro foi sensibilizar os procuradores e advogados para utilização do PJe que será implantado no RN, no dia 29 de agosto. “Vamos realizar demonstrações como essa também com outros atores integrantes do processo de implantação do PJe na Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte”, disse. 

No dia 29 de agosto, o PJe será implantado na vara do trabalho de Goianinha e na 2ª Instância do TRT potiguar. “Será uma mudança de rotina para todas as pessoas envolvidas com processos trabalhistas que, a partir dessa data, vão existir somente virtualmente. Com a chegada do PJe, a justiça vai oferecer maior celeridade na solução dos processos, será diminuído o uso de papel, de impressoras e outros materiais, além de garantir a segurança das informações”, acrescentou Marcelo Marinho.

O juiz do trabalho substituto Magno Kleiber representou a vara do trabalho de Goianinha e também participou da reunião. “É grande a expectativa de todos os servidores da VT de Goianinha para a chegada do PJe que é um grande avanço, tanto para segurança quando para a celeridade da Justiça do Trabalho”, disse.

Entenda o PJe

O sistema permite a tramitação digital dos processos judiciais na íntegra, desde a petição inicial até o término da ação. A utilização do PJE tem por objetivo agilizar o andamento processual e ampliar o acesso à Justiça, proporcionando também maior transparência à atividade judicial uma vez que poderá ser acessado pelas partes através da internet.

Para manusear o PJe-JT, magistrados, advogados, procuradores e servidores da Justiça e as partes, precisam da Certificação Digital. Ela irá garantir a autenticidade dos documentos eletrônicos. Funciona como uma carteira de identidade virtual que leva a proteção do sistema.

Além de atuar na identificação com precisão de pessoas físicas e jurídicas, a Certificação garante confiabilidade, privacidade, integridade e inviolabilidade em mensagens e diversos tipos de transações realizadas na internet, como por exemplo, o envio de uma petição.

Os Certificados Digitais podem ser obtidos por meio de uma Autoridade Certificadora (AC), como por exemplo, a Caixa Econômica Federal. O passo a passo para a aquisição de um Certificado pode ser conferido na página do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

Ascom – TRT 21ª Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...