quinta-feira, 26 de julho de 2012

Será? Humanos surgiram de um erro ocorrido há 500 milhões de anos

De acordo com um interessante artigo publicado pelo site Discovery News, cientistas da Universidade de Dundee, na Escócia, sugerem que há 500 milhões de anos uma criatura sem espinha dorsal e que habitava o fundo dos oceanos sofreu uma mutação genética que, eventualmente, desencadeou o processo de evolução que levou ao surgimento dos humanos e de muitos outros animais.

Segundo os pesquisadores, organismos que se reproduzem sexualmente normalmente apresentam duas cópias completas de genoma, uma proveniente do pai e, a outra, da mãe. O que ocorreu há 500 milhões de anos foi um erro durante esse processo, fazendo com que um animal invertebrado recebesse o dobro de genes que o normal, em uma mutação que foi se repetindo em outras gerações.

Bendito erro

Esse “erro” provocou uma melhoria no sistema de comunicação celular, levando esses organismos a apresentar uma incrível capacidade de integrar informações. Entretanto, os cientistas encontraram evidências — datando do Cambriano — de que essa mutação também pode ter dado origem às proteínas responsáveis pelo desenvolvimento de diversas doenças, como a diabetes, o câncer e algumas disfunções neurológicas.

O foco da equipe agora é pesquisar os tipos de proteínas que causam disfunções neurológicas e o melanoma, com o objetivo de encontrar uma conexão entre essas substâncias e os eventos genéticos ocorridos no passado. Conforme explicaram os pesquisadores, tal descoberta pode oferecer um novo entendimento sobre a evolução humana e os mecanismos de desenvolvimento de inúmeras doenças.

Fonte: TecMundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...