segunda-feira, 23 de julho de 2012

Do mar ao Sertão do Seridó, conheça nossas belezas naturais


    Talhado do Gavião, um dos belos sítios arqueológicos localizado no sítio Lajedo, cerca de 9 km da cidade, Guilherme e Valéria. 
                                                          Subindo a trilha, sempre atentos a tudo. 
     Valéria e Guilherme em cima do abrigo Talhado do Gavião, com pinturas da tradição Nordeste, sub-tradição Seridó.
     Trilha limpa, bem cuidada e monitorada, seguindo em direção do Xique-Xique IV, acompanhado do atencioso auxiliar Dean Carvalho. 
                       Pinturas nas cores amarela e vermelha, Sítio arqueológico Xique-Xique IV
     Passarela Xique-Xique IV, mas outra obra do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)
    Observando cada detalhe, cada minuto era precioso, um patrimônio material e imaterial, uma joia inestimável.
      O Seridó é um destino certo, história, arte e calor tudo num único lugar,(Xique-Xique II)
                                                           Emas, Xique-xique II
     Emas, Sítio Mirador de Parelhas, um dos objetivos do casal Guilherme e Valéria foi conhecer o belo sítio  que além de ter um dos maiores painéis com pinturais rupestres, também é um sítio usado como cemitério, onde na década de 80 fora encontrado fóssil humano com aproximadamente 9.410 antes do presente. 

     O tempo é implacável, o intemperismo e o tipo de rocha, que é conglomerado não ajuda muito, esta cena foi descrita por José de Azevedo (pesquisador Carnaubense 1890-1929), como revoada dos tucanos. Azevedo descobriu registrando oficialmente o Sítio Mirador/Parelhas em 1924. 
      Valéria e Guilherme realizando o sonho vistando o Sítio Mirador, agradecimentos especiais a Secretaria de Turismo na pessoa de Katiane e Carlinhos Assis. 


Veja o que diz o casal Henrique e Vanessa, Cariocas radicado em Joinvile, Santa Catarina. “Viemos ao Seridó para ver as pinturas rupestres, também para conhecer o sítio Mirador em Parelhas, para ver a Revoada dos Tucanos.” Já conhecemos o litoral, muito bonito por sinal, mas o interior merece uma atenção especial, completou Henrique. 

De fato, além da geo-diversidade, as serras, história (pré-história), gastronomia, cultura, as formas de expressão e os saberes e fazeres dão um show a parte, um atrativo a mais, que, além da energia que brota dos minerais, tem a hospitalidade que encanta os visitantes. 

O objetivo foi alcançado, Guilherme e Valéria disseram que vão indicar amigos para conhecer o SERIDÓ. Como agradecimento fica o ensejo de revê-los e que sejam todos bem vindos. 

Fonte/Fotos: Carlinhos Blog Livre Voz do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...