quarta-feira, 30 de maio de 2012

Estudantes do conjunto Gramoré recebem a Caravana da Saúde Escolar


A Caravana da Saúde Escolar está, nesta semana, no conjunto Gramoré, na zona norte da cidade. O projeto está realizando exames e consultas de saúde vocal, visual e auditiva com alunos e professores da Escola Municipal Maria Dalva Bezerra, onde fica até a próxima sexta-feira (01).

Na semana anterior à chegada dos especialistas, a escola recebeu a visita da equipe pedagógica do projeto, para a preparação dos gestores e organização dos exames. Na escola, que possui 594 alunos matriculados, serão oferecidos 300 atendimentos.

“A equipe nos preparou antes sobre como seria toda a execução, para que fizéssemos fazer um trabalho de divulgação com os pais e de triagem com os alunos e dar prioridade aos casos mais urgentes. E os estudantes que os professores percebiam que apresentavam dificuldades de visão ou audição em sala poderão ser atendidos em sua totalidade”, destaca a vice-diretora da escola, a professora Verônica de França.

O projeto 

A cada semana, uma escola diferente recebe a visita de uma equipe médica, munida de todos os equipamentos necessários para realizar os atendimentos dentro da instituição. Aos professores são oferecidas consultas com otorrinolaringologistas e fonoaudiólogas e exames de laringoscopia e espectrografia vocal. Aos alunos, consulta com oftalmologista, fonoaudiólogas e otorrino, exames de audiometria, otoscopia, tonometria, auto refração computadorizada e testes de acuidade visual.

Além de exames e consultas com especialistas, a Caravana da Saúde Escolar conta ainda com o trabalho de contrapartida do Instituto Pedro Cavalcanti (IPC), que disponibiliza, quando necessário, também exames complementares e cirurgias a todos os profissionais e alunos atendidos. 

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), em parceria com o Instituto Pedro Cavalcanti (IPC), seu principal objetivo é contribuir na diminuição da repetência e evasão escolar, através do diagnóstico precoce, tratamento e cura de distúrbios auditivos, vocais e visuais e melhora da qualidade de vida dos envolvidos no processo educacional.

Serviço

Escola Municipal Maria Dalva Bezerra
Rua Barueri, nº 270, conjunto Gramoré (em frente ao prédio da Caern).

Assessoria de Imprensa Caravana da Saúde Escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...