quinta-feira, 29 de março de 2012

A TPM também provoca mudanças na voz


Alterações hormonais podem trazer mudanças no tom da voz feminina, exemplos disso são os incômodos percebidos no período que antecede a menstruação, quando ocorre a famosa Tensão Pré-Menstrual (TPM). É comum sentir que, antes, ou até nos primeiros dias da menstruação, a voz falha, treme ou fica mais rouca. E nessa fase, as mulheres devem intensificar os cuidados com a saúde vocal.

O otorrinolaringologista Pedro Guilherme Cavalcanti explica que essas alterações são causadas, principalmente, por uma maior ansiedade típica do período. Além disso, a diminuição dos níveis de estrógeno e progesterona provoca mudanças na frequência vibratória das cordas vocais, que ficam mais inchadas, e também reduz a produção do muco que protege e lubrifica esses músculos.

A queda na capacidade de defesa do organismo na fase pré-menstrual também pode causar uma maior incidência de infecções, como laringites virais, que ocasionam quadros de rouquidão.

A recomendação do médico é que, além de redobrar os cuidados básicos com a voz, como evitar alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas, consumir bastante líquidos e praticar o repouso vocal, as mulheres que já fazem tratamentos específicos para agravantes menstruais devem ficar atentas às orientações passadas pelo ginecologista, para amenizar os incômodos.

Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...