sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Fake Detector promete acabar com as farsas do Photoshop


Em 2009, um grupo de deputados franceses apresentaram um projeto de lei para obrigar fotos retocadas digitalmente a usarem um aviso sobre a modificação. O objetivo deles era lutar contra a imposição de estereótipos de beleza por parte da imprensa e publicidade, que estava induzindo muitas pessoas a bulimia e anorexia.

O assunto, bastante polêmico, levou o professor de computação do Dartmouth College e especialista forense Hany Farid, a criar um software disponível como plugin do Photoshop, que analisa imagens, classificando-as numa escala de 1 a 5, após medir seu grau de manipulação digital.

Segundo Farid, sua ideia não é demonizar o Photoshop, mas expor a verdade aos consumidores, que tem o direito de saber a verdade sobre os retoques. De acordo com a ONG Change.org, 80% das mulheres se sentem mal após ver um anúncio com modelos lindas, mas geralmente, retocadas pelas ferramentas do programa, só nos Estados Unidos.

Fake detector

O algorítimo criado por Farid confere notas de 1 a 5 ao nível de manipulação digital das fotos e as classifica com tarjas coloridas:

  • Tarja branca – Imagens levemente corrigidas na luminosidade, ou que possuem ajustes leves de imperfeições;
  • Tarja amarela – identificam as correções de manchas na pele, olheiras, rugas finas no canto dos lábios e olhos;
  • Tarja laranja – Alisamento de rugas profundas, mexidas nas imperfeições graves da pele, modificações sutis de anatomia;
  • Tarja vermelha – Modificações na anatomia e rejuvenescimento radical;
  • Tarja preta – Falsificação de anatomia, enxertos, recauchutagem pesada.

Fonte: TecMundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...