sábado, 24 de setembro de 2011

Satélite inativo de 6 toneladas da Nasa cai na Terra

Um satélite científico de seis toneladas da Nasa adentrou a atmosfera sobre o Oceano Pacífico e caiu na Terra, informou a agência espacial dos Estados Unidos neste sábado, mas o local onde os destroços pousaram ainda é desconhecido. 

A Nasa afirmou que seu Satélite de Pesquisa de Alta Atmosfera, já fora de uso e que adotou um curso imprevisto enquanto percorria a atmosfera terrestre, voltou à Terra em algum momento entre a noite de sexta-feira e a manhã de sábado nos EUA. 

"O instante e o local precisos da reentrada ainda não são conhecidos com precisão", disse a agência sobre o artefato de 20 anos. 

Houve relatos no Twitter de destroços caindo sobre Okotoks, uma cidade ao sul de Calgary, no oeste do Canadá -provavelmente, restos do satélite. 

Com 10,6 metros de comprimento e 4,5 metros de diâmetro, o UARS (na sigla em inglês) está entre os maiores veículos espaciais que mergulharam fora de controle pela atmosfera, embora seja um primo enxuto da estação norte-americana Skylab, de 75 toneladas, que se espatifou na Terra em 1979. 

A última estação espacial russa, a Mir, se desfez com suas 135 toneladas no Oceano Pacífico em 2001, mas a descida foi monitorada. 

A Nasa planeja agora a reentrada controlada de grandes artefatos espaciais, o que não era feito quando o UARS foi concebido. 

O satélite de 5.897 quilos foi colocado em órbita pela tripulação do ônibus espacial em 1991 para estudar o ozônio e outros elementos químicos na atmosfera terrestre. Tendo completado sua missão em 2005, vinha perdendo altitude lentamente desde então, atraído pela gravidade do planeta.

Da Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...