terça-feira, 30 de agosto de 2011

PICUÍ: 1ª Conferência Regional da Mulher Reune Grande Público.


Um grande público, em sua grande massa composta por mulheres, compareceu para a 1ª Conferência Regional de Políticas Públicas voltadas para as mulheres. No evento estavam representantes da sociedade civil organizada, religiosos, pessoas interessadas no tema, vereadores além do Prefeito Buba Germano, Deputada Estadual e Presidente da Comissão dos direitos da mulher na Assembléia Legislativa, Gilma Germano e a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Iraê Lucena.

Durante o evento aconteceram palestras, discussões em grupo e debates. Na abertura da 1ª Conferência a Deputada Estadual Gilma Germano enfatizou os trabalhos realizados em Picuí, pela Prefeitura Municipal. “Eu enquanto Secretária de Promoção Social tinha um carinho muito importante para as mulheres de nossa cidade, principalmente as carentes em desenvolver cursos para que elas tenham uma renda a mais, e isso continua até hoje passando por melhorias atendendo melhor a todas”, concluiu.

O Prefeito Buba Germano declarou sobre o trabalho equacional que está sendo desenvolvida em Picuí. “A metade de nossas secretarias são compostas por mulheres, isso mostra que nós estamos trabalhando nessa balança que mostra o crescimento delas no mercado de administração”, enfatizou.

Iraê Lucena parabenizou a administração municipal pelo trabalho. “É visível o grande desempenho das mulheres ocupando as secretarias em Picuí, isso mostra o compromisso do Prefeito Buba na divisão dos direitos de cada um (...) além de termos por aqui uma representante da região que é mulher e da cidade tendo um carinho e desenvolvendo trabalhos na Assembléia Legislativa voltada na política para as mulheres”, concluiu.

Até o momento foi confirmada a realização de 27 conferências entre municipais e regionais com o envolvimento de 84 municípios, mas a secretária Iraê Lucena acredita que essa participação deva aumentar: “o primeiro passo para a elaboração de uma Política Estadual para as Mulheres é a realização das conferências municipais ou regionais de políticas para as mulheres”, enfatiza.

Conferência Estadual – A 3ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres será realizada nos dias 13, 14 e 15 de outubro e a expectativa é de que esse seja um momento histórico para as mulheres da Paraíba. O objetivo da Conferência Estadual é discutir e elaborar políticas públicas para construção da igualdade, tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres, contribuindo para a erradicação da extrema pobreza e para o exercício pleno da cidadania das mulheres da Paraíba. O Plano Estadual de Políticas para Mulheres será resultante da 3ª Conferência Estadual.

Conferência Nacional – Convocada pelo Decreto Presidencial de 15 de março de 2011, a 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres acontecerá em Brasília, de 12 a 14 de dezembro. Esta será a primeira conferência das mulheres, no primeiro ano do governo da primeira mulher presidenta do Brasil. A realização das conferências locais é a primeira etapa da 3ª Conferência Nacional. As conferências municipais e estaduais vão enviar à nacional mais de 3 mil mulheres de todas as regiões do país, entre delegadas e convidadas.

Fonte: Click Picuí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...