sábado, 25 de junho de 2011

Estresse é um mau que atinge 40% das crianças brasileiras

Uma pesquisa feita pela Universidade São Marcos, de São Paulo, mostrou que 40% das crianças em idade escolar estão estressadas. Outro levantamento semelhante, feito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), também identificou o problema. Pelo menos uma em cada três crianças pesquisadas apresentava sintomas de estresse, em boa parte em função do excesso de pressão e atividades escolares.

A coordenadora-geral de Ensino Médio do Ministério da Educação (MEC), Sandra Regina Garcia, reconhece o excesso de competitividade e pressão nos estudantes em detrimento de uma formação mais humanística, que leve em conta os interesses e as habilidades dos alunos. "Percebo esse movimento muito mais intenso nas escolas privadas, que buscam figurar na lista das que mais aprovam nos vestibulares", avalia especialista. "A educação pública brasileira, historicamente, tem um papel muito mais focado na cidadania e na formação global", acredita.

O problema, no caso brasileiro, é que há poucas vagas nas melhores universidades, lembra José Augusto de Mattos, presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares. "Quem elabora as seleções é o Ministério da Educação e as universidades. Se a formação é muito direcionada e competitiva, é porque o sistema funciona assim", argumenta. "Se um aluno quiser ser aprovado no vestibular, ele terá de se dedicar e focar nos estudos", garante.

Embora discordem sobre a responsabilidade pela excessiva competitividade no ensino, Sandra Garcia e José Mattos concordam quando o assunto é a solução para a mudança. Ambos acreditam que ela está no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "O exame utiliza um modelo de avaliação mais focado nas capacidades de análise e julgamento. À medida que for sendo ampliado, ele tende a possibilitar a flexibilização do ensino, em todos os seus níveis", afirma a coordenadora da MEC.



Do DN Online

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