domingo, 1 de maio de 2011

João Paulo 2º é proclamado beato por Bento 16 em Roma


Às 10h38 da manhã (5h38 de Brasília) o papa Bento 16 proclamou seu antecessor, João Paulo 2º (1920-2005), beato em uma cerimônia vista por mais de um milhão de pessoas na praça de São Pedro, em Roma. A beatificação foi celebrada com aplausos dos presentes e seguida de cantos religiosos.

A cerimônia teve início às 10h (5h de Brasília) deste domingo, na praça de São Pedro. Uma hora de preparação precedeu a missa de beatificação, durante a qual rezou-se a parte Superior da cabeça da Divina Misericórdia, devoção introduzida pela santa Faustina Kowalska, uma religiosa da qual João Paulo 2º se considerava discípulo e que é conhecida como a santa Teresa de Jesus polonesa.

A parte Superior da cabeça é uma reza similar ao Rosário, com o qual se invoca a misericórdia de Deus e se pede o perdão pelos pecados em um ato de confiança à misericórdia de Cristo.

A hora de preparação terminou com uma invocação da Misericórdia de Deus sobre o mundo, com o canto "Iesu ufan tobie" (Jesus, confio em ti).

Em seguida, o papa Bento 16 chegou no papamóvel precedido de uma procissão de várias dezenas de cardeais, e foi ovacionado pela multidão.

Ele celebrou a cerimônia acompanhado pelos cardeais pesentes em Roma, incluindo Mieczslaw Mokrzycki, que foi secretário de João Paulo II.

A comunhão foi distribuída para 800 sacerdotes. Bento 16 utilizou o mesmo cálice usado por João Paulo 2º em seus últimos anos e vestiu uma estola e uma mitra que também pertenceram a seu antecessor.

João Paulo II foi beatificado na festividade da Divina Misericórdia, instituída por ele mesmo para honrar o culto impulsionado por santa Faustina.

A Cappela Musical Pontifícia, o Coro da Diocese de Roma e a Orquestra do Conservatório de Santa Cecília, de Roma, cantaram na cerimônia, com um total de 710 pessoas, entre coristas, organistas e orquestra.


Da Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...