terça-feira, 26 de abril de 2011

ENTENDA AS MEMÓRIAS EXISTENTES NO SEU COMPUTADOR.

A memória RAM é uma memória de acesso aleatório, é um tipo de memória que permite a leitura e escrita. O termo acesso aleatório significa que ela pode ser acessada a qualquer posição (endereço de memória), em qualquer momento, ao contrário do acesso sequencial, utilizado por alguns dispositivos de armazenamento, como as fitas magnéticas. Por ser uma memória volátil, necessitamos de discos rígidos para o armazenamento dos dados, quando se desliga a energia, para que não perca os dados.

A memória ROM (Read-Only Memory - Memória Somente de Leitura) recebem esse nome porque os dados são gravados nelas apenas uma vez. Depois disso, essas informações não podem ser apagadas ou alteradas, apenas lidas pelo computador, exceto por meio de procedimentos especiais. Outra característica das memórias ROM é que elas são do tipo não volátil, isto é, os dados gravados não são perdidos na ausência de energia elétrica ao dispositivo. Eis os principais tipos de memória ROM: PROMs EPROMs EEPROMs Memórias Flash CD-ROMs DVD-ROMs.

Memória CMOS é uma memória formada por circuitos integrados de baixíssimo consumo de energia, onde ficam armazenadas as informações do sistema (setup), acessados no momento do BOOT. Estes dados são atribuídos na montagem do microcomputador refletindo sua configuração (tipo de winchester, números e tipo de drives, data e hora, configurações gerais, velocidade de memória, etc) permanecendo armazenados na CMOS enquanto houver alimentação da bateria interna. Algumas alterações no hardware (troca e/ou inclusão de novoscomponentes) podem implicar na alteração de alguns desses parâmetros.

A memória CACHE é um tipo ultra-rápido de memória, que serve para armazenar os dados mais utilizados pelo processador, para que ele não precise fazer tantos acessos à memória RAM. 

Por Valdenilton Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...