terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

GILMA GERMANO: Toma posse hoje como Deputada Estadual.

A Assembléia Legislativa da Paraíba realiza nesta terça-feira (01/02) a primeira sessão preparatória de instalação da primeira sessão legislativa da 17ª legislatura, ocasião em que o Poder Legislativo vai dar posse aos 36 deputados estaduais eleitos em outubro do ano passado. Em seguida, deverá acontecer a segunda sessão, também preparatória, para a eleição dos novos integrantes da mesa diretora da Casa de Epitácio Pessoa, para o biênio 2011/2013.

Conheça a história de Gilma Germano, eleita deputada estadual nas últimas eleições e será de fato e de direito a representante da nossa região na  Assembléia Legislativa da Paraíba. 

GILMA VASCONCELOS DA SILVA GERMANO, nasceu em 1964, filha de Manuel Xavier da Silva e Elisa Ferreira de Vasconcelos, em Picuí-Pb. Muito jovem ainda, casa com BUBA GERMANO.  É mãe de três filhos, Laínne, Rafael e Rodrigo. Em 1984, presta concurso e torna-se funcionária do Banco do Brasil.

A singela vida de bancária foi, em 2005, substituída por uma militância cidadã ao assumir o cargo de Secretária da Promoção e Assistência Social de Picuí, na gestão de Buba Germano.

Revelou-se uma gestora séria e comprometida com as políticas públicas da Assistência Social. É a idealizadora dos exitosos Programas Municipais Adote Uma Criança, cujo objetivo é a erradicação do trabalho infantil na zona urbana, melhoria da qualidade de vida e inclusão social;   e o Bebê do Futuro, que objetiva cuidar da saúde materna.

As suas ações articuladoras com outras Secretarias, durante os cinco anos em que atuou à frente da Ação Social, proporcionaram avanços sociais significativos. Da longa lista, podem ser destacados: a revitalização de programas sociais, o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), o Agente Jovem e a AABB Comunidade.  

As suas ações pensavam a inclusão social com muita ênfase, por  isso a criação de duas fanfarras e do grupo de dança Guerreiros do Sol foi tão diligentemente pensada e garantiu sucesso e inclusão através da música.   Com a missão de combater os problemas sociais, seu foco era gerir para reduzir as desigualdades, daí vieram mais programas, em parceria com o Governo Federal e o Estadual,  Programa  Habitacional Taipa Jamais, o Programa Social Morar no Campo e o Cheque Moradia. Deu ênfase à promoção de Cursos profissionalizantes voltados para a Mulher, o idoso, o jovem (pintura, manicura e pedicura, cestaria, garçon, artesanato, informática etc). Implantou o programa   Casamento Comunitário. Implantou também o Salão de Beleza Popular e Viabilizou melhorias para o Conselho Tutelar.  A Implantação do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social é mais um feito seu.

Com um olhar priorizando a formação da consciência cidadã, proporcionou conferências, marchas e encontros, entre eles, a realização da Marcha por um Mundo sem Trabalho Infantil, a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a  Conferência Municipal da Assistência Social, a realização da I Mostra Cultural, Encontro para a Promoção e Garantia dos Direitos  da Criança e do Adolescente, Marcha pelos Direitos da Mulher, I Mostra Afrobrasileira.

Todo esse trabalho em Picuí mereceu por dois anos o Selo UNICEF – Município Aprovado – uma honra de que apenas nove municípios da Paraíba podem se orgulhar.

Foi também objeto de premiação em 2008, com o Prêmio Boas Práticas do Programa Social Bolsa Família, e, no mesmo ano,  viu a inclusão do Salão de Beleza Popular no Observatório das Boas Práticas do Programa Bolsa Família.

Por provar seu compromisso com a gestão pública séria e honrosa, aliado a um jeito sensível e agradável no acolhimento ao próximo, GILMA GERMANO está avalizada para continuar na luta por uma Paraíba cidadã, e este ano eleita Deputada Estadual pelo PPS.

Clickpicui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...