domingo, 30 de janeiro de 2011

Os pequenos também precisam se exercitar

Não são apenas os adultos que precisam de exercícios físicos para terem uma vida de qualidade. Para um bom desenvolvimento e prevenção de doenças, as atividades devem ser estimuladas desde cedo, sendo, principamente, uma forma de aliviar a energia própria das crianças. Ao contrário do que muitos pensam, os exercício não afetam o desenvolvimento e o crescimento da criança, pelo contrário, estimula o crescimento, promovendo um bom desenvolvimento muscular, pulmonar, cardíaco e vascular. De acordo com o ortopedista pediátrico, Rogério Nobre, a única coisa que pode afetar negativamente é a musculação feita de forma exagerada.

Segundo o médico, os exercícios para os mirins devem ser feitos de forma adequada à faixa etária e ao biotipo da criança. "Uma criança que tem muita elasticidade, por exemplo, pode fazer balé. No geral, o ideal é ter um equilíbrio entre os exercícios aeróbicos e os anaeróbicos e devem ser acompanhados de alongamento",disse. Estes referem-se à geração de energia no tecido vivo independentemente do oxigênio e incluem a musculação; aqueles referem-se ao uso de oxigênio no processo de geração de energia dos músculos. Rogério Nobre orienta que os pais verifiquem com o educador físico ou com o médico qual o exercício ideal para as crianças.

Sobre os tipos de atividades, ele indica que, até os seis anos de idade, as atividades devem ser de recreação, pois a arquitetura do esqueleto ainda está sendo construída, então não é bom fazer exercícios localizados ou direcionados. "Os ideais mesmo são os exercícios aeróbicos, como tênis de mesa, futebol. A natação é boa, pois é um exercício polivalente". Para as crianças hiperativas, Rogério Nobre aconselha as atividades coletivas, com artes marciais, como karatê ou judô. "Tudo de forma olímpica, que sejam menos tendentes a violência", ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...