O 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a AIDS será marcado com grandes Laços Vermelhos que estarão estampando a Prefeitura de Natal, o Serviço de Assistência Especializada – SAE, 15 Unidades de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde, simbolizando a luta.
Os Laços Vermelhos estarão estampando também os monumentos e locais turísticos como: entrada de Natal na Estrela com os Reis Magos; Praia de Ponta Negra na rótula da Via Costeira; Capitania das Artes; Ponte de Ferro de Igapó; Forte dos Reis Magos e Viaduto do 4º Centenário.
Segundo o coordenador do Programa Municipal de Prevenção às DSTs/AIDS, Wilson Dantas, esta será uma campanha que estimula a reflexão, a partir dos símbolos instalados em pontos estratégicos.
“A idéia é fazer com que as pessoas perguntem o que o símbolo do Laço Vermelho representa em sua unidade e após a indagação falar sobre o uso correto do preservativo e obter informações sobre formas de contaminação e prevenção”, destacou Wilson.
A SMS montará no dia 1º de dezembro um palco na Rua João Pessoa para apresentações artísticas e culturais com artistas da terra focando a prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis - DSTs/ HIV / AIDS e Hepatite Virais.
Um stand será montado para a realização da Campanha “Fique Sabendo” – testagem de HIV com coleta na poupa digital – dedo. O resultado do teste sai em 15 minutos. O stand terá três salas, sendo uma para exibição de vídeos; uma para acolhimento e pré teste e outra para coleta e aconselhamento pós testes.
Haverá também no dia distribuição de camisinhas e orientações à população. O local terá a exposição de um banner com a frase “A prevenção: informações antes para não pegar a doença depois”.
O “Fique Sabendo” será realizado das 9 às 17 horas, por uma equipe multiprofissional do SAE composta por médico infectologista; psicólogo; bioquímico; assistente social e enfermeiro. Além da parceria de estudantes da UFRN e das Organizações da Sociedade Civil – OSC. A intenção é de realizar 200 coletas.
A SMS estará com a intensificação durante todo o mês no SAE que fica localizado no Centro Clínico Carlos Passos na Ribeira. O SAE funciona desde setembro, realizando atendimento às pessoas vivendo com HIV/AIDS.
As unidades envolvidas estarão desenvolvendo atividades educativas e distribuindo camisinhas, iniciando as atividades às 8 horas.
O Dia Mundial de Luta contra a AIDS é uma data de solidariedade às pessoas que vivem com HIV. É também um momento de pensar em soluções para evitar novas infecções da doença e para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. O Laço Vermelho é o símbolo dessa solidariedade no mundo. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU em 1987.
Fonte: DN Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário