Uma das novidades bem sucedidas no primeiro turno das eleições 2010 foi a identificação biométrica na votação em 11 municípios do Rio Grande do Norte. Na primeira etapa, ocorreu atraso na votação nessas cidades, mas considerado normal pelo TRE. A expectativa do órgão eleitoral é de que no próximo domingo (31), não haverá atrasos para o segundo turno.
Segundo a coordenadora de Eleições do TRE/RN, Ana Esmera Fonseca, no primeiro turno, a votação nos municípios demorou, mas não atrasou o resultado final. De acordo com Ana Esmera, a demora já era prevista pelos organizadores da eleição e aconteceu por dois motivos: o eleitor ainda não conhecia o equipamento e ele votava em seis candidatos de uma única vez.
Mas para o segundo turno, a expectativa do TRE é de que a eleição seja mais rápida porque o eleitor já vai estar mais acostumado com o aparelho e vota em apenas um candidato.
Ana Esmera explica que mesmo com a demora nos 11 municípios, não houve atraso no resultado. "Os municípios que ficaram por último no resultado não fizeram votação com identificação biométrica", explica a coordenadora.
Ao todo são 107.043 eleitores aptos a votar nos 11 municípios com biometria, distribuídos em 437 seções e 102 locais de votação, o que representa 4,76% do eleitorado do Rio Grande do Norte.
As cidades no RN com identifcação biométrica são: Alexandria, Pilões, João Dias, Caraúbas, Macau, Guamaré, Pedro Avelino, São Fernando, Timbaúba dos Batistas, São José de Mipibu e Nísia Floresta.
Identificação biométrica
Dentro da seção, os eleitores são liberados para votar depois de serem identificados por meio de suas impressões digitais. É a identificação biométrica, uma das principais novidades destas eleições, implementada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o objetivo de conferir ainda mais segurança e celeridade ao pleito.
Se houver dúvidas ou se a digital não for reconhecida, o mesário terá à sua disposição a folha de votação com as fotos de todos os eleitores daquela seção, à qual poderá recorrer para confirmação da identidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário