sábado, 25 de setembro de 2010

Problema no Tocantins deixa 130 cidades sem energia no RN

Um incêndio florestal nas proximidades de uma Linha de Transmissão, no Tocantins, interrompeu o fornecimento de energia elétrica em 130 municípios do Rio Grande do Norte e deixou 485 mil consumidores no estado sem o serviço, neste sábado. De acordo com o gerente do Departamento de Comunicação Institucional da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), responsável pela distribuição de energia no estado, Helder Cavalcanti Vieira, a interrupção ocorreu por volta das 12h20. O serviço foi restabelecido totalmente 10 minutos depois.

O problema no Tocantins afeta o Rio Grande do Norte porque os dois estados e os demais do país estão interligados a uma mesma rede, a chamada rede básica de transmissão. Essa rede recebe a energia produzida nas hidrelétricas e nas usinas de energia eólica – para citar dois exemplos – e faz essa energia chegar aos estados, onde serão “entregues” aos consumidores por meio das empresas distribuidoras.

Ocorre que a rede básica possui um dispositivo de segurança que, quando necessário, é acionado e reduz a carga de energia no sistema, como forma de evitar um apagão geral. Com esse desligamento, alguns pontos do país acabam sendo atingidos.

No Tocantins, por conta do incêndio, a rede foi desligada por questões de segurança e isso atingiu o RN. Ontem, o mesmo problema foi detectado pela Cosern no estado, mas o total de municípios e consumidores atingidos foi menor: 48 e 157.704, respectivamente. De acordo com o gerente de Comunicação da Companhia, não há como prever se o problema vai se repetir. Hoje, entre as maiores cidades potiguares, apenas Mossoró ficou sem energia, segundo a Cosern.

O serviço foi retomado 10 minutos após a interrupção. “A carga de energia vai retornando gradativamente. Vamos religando quando recebemos essa orientação do Operador Nacional do Sistema (ONS)”, explica Vieira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...