domingo, 10 de julho de 2011

Veículos made in China invadem mercado potiguar

Imagem Ilustrativa
Novidade no mercado brasileiro, os veículos chineses vieram com apetite e preços baixos. Segundo Tomaz Silveira Filho, presidente da seccional potiguar da Federação Nacional de Veículos Automotores (Fenabrave), o Brasil chama a atenção dos investidores de marcas asiáticas pelo simples fato do mercado brasileiro ser bem parecido com o deles, no que diz respeito à fabricação de modelos populares. "A Europa e os EUA possuem mercados exigentes. O carro chinês não é valorizado lá. Por isso a busca deles pelos mercados emergentes", acrescentou.

Em 2007, os primeiros veículos chineses começavam a desembarcar em solo brasileiro. Traziam na bagagem a desconfiança do consumidor quanto à confiabilidade dos produtos, tal e qual nos países mais desenvolvidos. Afinal de contas o país asiático sempre foi famoso por fabricar mercadorias falsificadas ou de qualidade duvidosa.

Este ano, porém, o cenário é outro. Impulsionadas pelo bom momento econômico, especialmente no setor automotivo, as marcas chinesas começaram a se espalhar pelo Brasil. E a realidade não deixa de ser diferente na capital potiguar. Da pioneira Chery à recente JAC, há menos de 60 dias em Natal, o número de empresas que atuam via importação tende a ser crescente e outras tantas fincarão suas bandeiras na cidade nos próximos meses.

A artilharia chinesa agora também está voltada para os veículos de passeio. A Effa Motors, por exemplo, comercializa o M-100 (hatch compacto) e trouxe ainda a marca Lifan, com seus modelos 320 (hatch) e 620 (sedã). A Chery veio com o Tiggo (utilitário compacto), o Face (hatch) e o Cielo (hatch e sedã).

Segundo a gerente de vendas da recém-chegada JAC Motors, Raquel Carvalho, os carros chineses têm feito mudar o conceito de carro nacional. "A marca chegou aqui em Natal fazendo barulho. Trouxemos os modelos J3 hatch e sedan (Turin) com seis anos de garantia. É o nosso grande atrativo, além de serem carros completos, a preços competitivos", afirmou Raquel.

O show room da JAC conta com cerca de 30 unidades do J3 para venda, o que significa que há carros para pronta entrega em Natal, sem precisar ficar na fila de espera. "A nossa expectativa é excelente, visto o sucesso de vendas da JAC a nível nacional. Os preços são muito convidativos e o fato de ter seis anos de garantia fazem os grandes diferenciais", acrescentou a gerente da concessionária, Raquel Carvalho. Raquel afirmou ainda que no início desse segundo mês já foram vendidas 12 unidades, o que deixa a concessionária animada para atingir a meta inicial: 40 veículos mensais.

A grande meta do setor de importados é oferecer inovação e tecnologia ao público consumidor, e isso a preços competitivos. Carros populares completos, a preços ainda mais populares atraem o investidor natalense e fortalecem o mercado de importados na capital potiguar, onde a relação custo-benefício se torna a munição asiática para ganhar mercado.

Popular

Como o trunfo chinês é o baixo custo, não poderia faltar a opção popular. Por enquanto, o modelo oferecido por aqui é QQ (R$ 23.980), tido como o mais barato do Brasil. O administrador de empresas João Guilherme França, 44 anos, levou um para casa, financiando-o 100%. "Vou economizar quase R$ 12 mil em relação ao financiamento de um popular tradicional. Mesmo com a depreciação na revenda, ainda sairei no lucro", garantiu.

Ele afirmou ter trocado o seu popular "pelado", de duas portas, pelo Chery com quatro portas, ar-condicionado, trava e vidros elétricos, CD player com MP3 e faróis de neblina. França revela que ficou desconfiado do produto chinês antes de comprá-lo, porém o preço e os equipamentos influenciaram na decisão. "Já andei 15 mil quilômetros e só encostei na oficina para fazer as revisões obrigatórias", contou o investidor. O administrador se diz satisfeito com o desempenho do propulsor 1.0, de 47 cv e 120 km/h de velocidade máxima. O carro, segundo o dono, faz 14 km com um litro de gasolina na cidade.


Do DN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...