domingo, 5 de dezembro de 2010

Diminui atividade de vulcão, mas Equador mantêm o alerta máximo


A atividade eruptiva do vulcão Tungurahua (centro andino), que obrigou no sábado a evacuação de moradores e turistas, diminuiu de intensidade neste domingo (5), mas as autoridades equatorianas mantinham o alerta máximo nas zonas de risco, informou o Instituto Geofísico (IG), de Quito.
Em várias aldeias próximas, o alerta vermelho estava em vigor, advertiu o chefe político local (delegado do governo nacional), Manuel Taubín.
Segundo o diretor do Instituto Geofísico (IG) de Quito, Hugo Yépez, o alerta vigora num raio de até 8 km em torno do Tungurahua, situado a 135 km ao sul da capital equatoriana.
A erupção do Tungurahua ('garganta de fogo' em quichua) alcançou sua maior intensidade em 2006, ocasião em que deixou seis mortos num aldeia da província andina de Chimborazo (sul).
No dia 10 de junho, uma forte erupção do vulcão, localizado 135 km ao sul de Quito, ativou um alerta laranja que levou à evacuação de cerca de 500 famílias que vivem em áreas consideradas de alto risco.
Ao pé do vulcão está a cidade turística de Baños, cujos 15.000 habitantes foram evacuados à força em 1999 pela erupção e puderam voltar para casa depois de um ano.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...