domingo, 5 de dezembro de 2010

Autoridades da China ordenaram ataque ao Google, diz documento


Altas autoridades da China estiveram por trás do ataque cibernético contra o Google no começo do ano que levou o site de buscas a abandonar o país, segundo um documento americano secreto divulgado pelo site Wikileaks.
A informação consta de uma comunicação da embaixada americana em Pequim, citando um 'contato bem posicionado' que afirma que o ataque contra o Google foi '100% político'.
Um membro do governo chinês teria ficado bravo após fazer uma busca com seu nome no Google e encontrar comentários críticos online.
O documento da embaixada americana na China faz parte do pacote de mais de 250 mil comunicações diplomáticas secretas americanas às quais o Wikileaks teve acesso e vem divulgando desde o domingo passado.
O documento não afirma se os mais altos membros do governo chinês estariam envolvidos no ataque.
Em janeiro, o Google afirmou estar sendo objeto de 'um ataque cibernético sofisticado originado na China' e disse que contas de e-mail de ativistas de direitos humanos estavam entre os alvos do ataque.
Como consequência da disputa sobre censura na internet, o Google abandonou suas operações na China continental e levou suas operações em chinês para Hong Kong.
A companhia não disse quem pensava ser responsável pelos ataques, mas os comunicados diplomáticos americanos mostram que a empresa manifestou preocupações sobre a questão repetidas vezes.
Do Portal G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...