quinta-feira, 15 de novembro de 2012

TRT-RN: Decisão sobre fim da greve na construção civil ficou para segunda-feira


Ficou para a próxima segunda-feira (19), durante uma nova audiência de conciliação na sede do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte, a decisão sobre o fim da greve dos trabalhadores da construção civil.

Em audiência que durou três horas, presidida nesta quarta-feira, pelo vice-presidente do TRT-RN, José Rêgo Júnior, o desembargador apresentou uma proposta de conciliação com índices de reajuste salarial de 10% para os profissionais qualificados e de 8,38% para os serventes.

Os trabalhadores da construção civil estão em greve desde a última quinta-feira (8). O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e Mobiliário do RN – SINTRACOMP pleiteava um reajuste linear de 20%, enquanto o Sindicato da Indústria da Construção Civil do RN apresentou uma proposta de apenas 3,5%.

Sem acordo, trabalhadores e empresários buscaram na Justiça do Trabalho um canal de negociação para encerrar o movimento.

Na abertura da audiência, o desembargador José Rêgo Júnior demonstrou as vantagens de se buscar um entendimento pela via da negociação. Depois de ouvir as reivindicações dos dois sindicatos, o vice-presidente do TRT-RN apresentou uma proposta de conciliação com um índice de reajuste da ordem de 10%.

O desembargador suspendeu a audiência por cerca de 30 minutos para que os sindicatos pudessem discutir essa nova proposta. Depois disso, José Rêgo Júnior recebeu separadamente cada sindicato para ouvir as ponderações e, a partir daí, retomou as negociações com as duas partes.

Após as discussões, a proposta apresentada inicialmente pelo desembargador sofreu uma pequena alteração. O índice de 10% para o profissional qualificado, cujo salário será de R$ 891,00 foi mantido, enquanto foi definido um índice um pouco menor, de 8,38% para o servente, que ficaria com um salário de R$ 685,00.

O presidente do SINDUSCON, empresário Arnaldo Gaspar, considerou a proposta apresentada pelo desembargador José Rêgo Júnior como “um grande avanço, porque ela representa um ganho real para o trabalhador, vez que fica acima IPCA dos últimos doze meses, que foi de 5,99% índice oficial do Governo.

Já o presidente do SINTRACOMP, Assis Pacheco, disse que a proposta do vice-presidente do TRT-RN “está aquém das expectativas, mas que levará para a categoria decidir em assembléia se aceita ou não. Até lá, os trabalhadores da construção civil continuam em greve”.

Na segunda-feira, representantes dos empresários e dos trabalhadores da construção civil participam de mais uma audiência de conciliação no TRT-RN, às 9:00h, sob a presidência do desembargador José Rêgo Junior.

TRT21 - Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...