quinta-feira, 15 de novembro de 2012

CRAS de Carnaúba dos Dantas serve de exemplo ao Rio Grande do Norte


Jucilene profere palestra em Natal sobre
 o sucesso do CRAS de Carnaúba dos Dantas

A Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social – SETHAS através da Coordenação Estadual de Proteção Básica realizou ontem dia 13/11 em Natal no auditório do Monza Hotel a III Oficina de Capacitação para Profissionais do Centro de Referência da Assistência Social –CRAS. A capacitação visou apoiar os municípios norteriograndenses que conseguiram índices de desenvolvimento do CRAS – Idcras entre 3 e 5 de acordo informações prestadas no último Censo SUAS de 2011.

O Idcras é um índice construído a partir de diversas instruções normativas que organizam a política nacional de assistência social como a Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social- Nob/Suas, Plano Decenal da Assistência Social e normativo específico de orientações para o CRAS.

O Idcras é um índice criado para monitorar e avaliar os serviços prestados nos Centros de Referência da Assistência Social – CRASE é somatório de quatro dimensões: estrutura física, recursos humanos, funcionamento e atividades realizadas, para cada dimensão são levados em consideração vários fatores para chegar a um grau de desenvolvimento que pode ser superior, suficiente, regular e insuficiente.

De acordo com o censo SUAS 2011, no estado do Rio Grande do Norte apenas 2 municípios conseguiram atingir graduação superior nas quatro dimensões, e atingiram nota 10, sendo eles: Sitio Novo e Carnaúba dos Dantas.

Por esse motivo, o município de Carnaúba dos Dantas através da Secretaria de Assistência Social, esteve ontem fazendo parte da oficina acima citada para relatar as atividades realizadas e também todo o processo de estruturação do espaço físico que possibilitaram atingir nota máxima nesse índice.

"É muito bom poder participar de um evento como esse e poder partilhar nosso trabalho com outros profissionais e digo ainda que o resultado conseguido pelo CRAS Maria Lourdes Dantas é resultado de diversos fatores, três dessas dimensões (recursos humanos, funcionamento e estrutura física) são responsabilidade da gestão municipal, e sem o apoio da administração não teríamos tido o mesmo resultado, que nos apoiou desde o primeiro momento, equipou o espaço e todo material necessário para proporcionar condições de trabalho a nossa equipe, e assim conseguimos realizar todas as atividades que planejamos, e por fim esse resultado é responsabilidade de toda uma equipe, que se empenhou em transformar orientações em realidade. Essa nota só aumenta nossa responsabilidade e  traz novos desafios para continuarmos mantendo esse padrão de qualidade, e quem ganha com isso é população que necessita de nossos serviços” destacou Jucilene Barbosa, Secretária Municipal.

Assessoria da SMAS

Fonte: Blog Carnaúba Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...