quarta-feira, 11 de julho de 2012

Alunos do 6º ano do Instituto Municipal João Cândido Filho, aula de campo, Xique-Xique I


O projeto “Uma Viagem ao passado consiste em trabalhar o patrimônio arqueológico, mas, fomentar a conscientização dos munícipes Carnaubense, sobretudo os alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino”. O Referido projeto é da Secretaria municipal de turismo. 

Hoje, os alunos do  6º ano do Instituto Municipal João Cândido Filho, visitaram o Sítio Arqueológico Xique-Xique I acompanhados da professora Ana Lúcia e Joseílton Santos, guiado por Damião Carlos (Carlinhos, voz do povo). 

O Sítio Arqueológico Xique-xique I localiza-se na zona Rural do Município de Carnaúba dos Dantas, aproximadamente a 5 km da sede. 

Considerado um dos mais belos sítios do país, recebeu recentemente uma estrutura de passarelas através do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) além das pinturas que estão bem preservadas. 

Os alunos, na sua grande maioria nunca visitaram um sítio arqueológico e foi abordada sobre a preservação, a consciência de não jogar lixo e do pertencimento, sensibilizando-os acerca da importância no que concerne a sustentabilidade do local. 

O referido sítio, também faz parte do projeto Geo-Parque Seridó, é um dos geo-sítios tendo a frente do projeto, o professor Marcos Antônio. 

Desta forma, envolver a comunidade e as escolas de um modo em geral é ter a certeza que a preservação, o respeito ao meio ambiente e com visitas ordenadas e controladas trará benefícios ao município gerando emprego e renda.

  Professora Ana Lúcia e alunos do 6º ano do Instituto M. João Candido
   Abrigando do sol e em direção ao sítio Xique-xique I
                                     Subindo o sítio 
                   Quase lá, chegando as passarelas do Xique-Xique
            Cena de dança e caça, tradição Nordeste, sub-tradição Seridó
                                              Emas, Sítio Xique-xique I
                               
Lembrando que as visitas são controladas, para maiores informações e agendamento falar com Carlinhos (84) 8844-3297. 

Fonte: Carlinhos via Email

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...