sexta-feira, 1 de junho de 2012

Projeto Saúde na Escola já beneficiou mais de 3 mil alunos e professores em Caicó



Em menos de um ano de execução, o projeto de saúde escolar, implantado, em julho do ano passado, pela Secretaria Municipal de Saúde de Caicó, em parceria com a ONG Instituto Pedro Cavalcanti (IPC), já realizou mais de 3 mil atendimentos de promoção e prevenção à  saúde, na rede pública de ensino pública da cidade.  Na próxima segunda (04) e terça-feira (05), será a vez dos alunos e profissionais da Escola Municipal Maria Assunta, localizada no bairro Vila do Príncipe, a receberem a equipe do Saúde na Escola, para a realização de consultas e exames visuais, vocais e auditivos.

“No mês passado, finalizamos a primeira etapa de ações na zona rural, onde percebemos a grande necessidade desse maior acesso às especialidades oferecidas no Saúde na Escola, principalmente na parte de audiologia, e agora estamos de volta ao centro da cidade, para que possamos visitar todas as escolas da rede, dentro do prazo estabelecido, e chegar aos casos mais urgentes com a agilidade necessária”, destaca o coordenador operacional do projeto, o fonoaudiólogo Terciano Bezerra.  

Do início do projeto até o mês de maio de 2012, foram realizados 2.325 exames de audiologia, 1.761 exames de otoemissões, 366 exames de imitanciometria e 2.871 teste de acuidade visual com os estudantes atendidos. Nesse período, também foram disponibilizados 384 avaliações vocais e 321 exames de laringoscopia computadorizada aos professores e equipe de apoio das escolas visitadas.  

Sobre o projeto

Quinzenalmente ou semanalmente, uma escola municipal diferente recebe a visita de equipe de profissionais de saúde do Instituto Pedro Cavalcanti e da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município, munida de todos os equipamentos necessários para a realização de exames e consultas no próprio local.

Durante os atendimentos, aos alunos são oferecidos exames de audiometria, imitanciometria, otoemissões e testes de acuidade visual, além de ações preventivas de saúde bucal, em parceria com os profissionais do PSF. Aos professores, são disponibilizados exames de espectrografia vocal, como também orientações sobre cuidados diários com a voz em sala de aula.

No caso da identificação de alterações no momento da triagem auditiva e visual, os estudantes recebem o encaminhamento, para a realização de consultas e exames mais específicos em unidade de referência da rede de saúde e na Unidade de Pesquisa e Diagnóstico Avançado e Tratamento Especializado (UPDATE) do programa de saúde auditiva do município. E os professores diagnosticados com alterações vocais são encaminhados para a realização de exames complementares e fonoterapia no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Caicó.

Assessoria de Imprensa IPC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...