quinta-feira, 7 de junho de 2012

Problemas auditivos: diagnóstico precoce é fundamental para o desenvolvimento das crianças


Nem sempre os pais percebem, mas problemas auditivos podem ser as causas de muitas dificuldades enfrentadas por seus filhos em vários momentos do dia a dia. E é a identificação precoce desse problema que vai garantir um tratamento eficaz. Por isso, medidas de observação e acompanhamento devem ser constantes quando se trata da saúde auditiva dos pequenos.

A dificuldade no desenvolvimento de uma criança, tanto no convívio social quanto no aprendizado escolar, é uma das principais consequencias dos problemas auditivos. “Se a criança não ouve, ela não vai aprender a falar corretamente. Portanto, vai ser difícil conseguir conviver, se comunicar, aprender, se desenvolver como o esperado”, alerta o médico André Villarim.

Dos tipos de doenças que podem atingir a audição infantil – mais suscetível do que a de um adulto, devido à anatomia –, o mais conhecido são as otites, infecções no ouvido médio, que também acometem os mais velhos e podem ser causadas pela exposição constante a ruídos sonoros.

No entanto, problemas na gravidez, como a contração de doenças, ou durante o parto também podem causar perda parcial ou total da audição do recém-nascido. Até mesmo o uso de alguns medicamentos pode gerar esse tipo de déficit. “Às vezes a criança sofre alguma infecção que precisa ser tratada por antibiótico por muito tempo, o que pode acabar surtindo efeitos negativos na audição do bebê”, explica o médico.  

O diagnóstico de alterações na capacidade auditiva das crianças é um dos objetivos do projeto Caravana da Saúde Escolar, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), em parceria com o Instituto Pedro Cavalcanti (IPC), que esta semana esteve na Escola Municipal Santos Reis, na zona leste da capital, onde foram examinados 400 alunos.

“Os que não começam um tratamento cedo vão ter mais dificuldade para aprender a falar e ler, o que prejudica a aprendizagem na escola. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais chance haverá de o tratamento ser eficaz e atingir seu objetivo”, finaliza André Villarim.

CARAVANA

Durante as consultas da equipe da Caravana nas escolas, para o diagnóstico e posterior tratamento de problemas auditivos, todas as crianças passam pelos exames de otoscopia e audiometria e, quando necessário, também passam pelo procedimento de retirada do cerume pelo otorrinolaringologista. Quando há necessidade, os alunos são encaminhados para tratamento no Instituto Pedro Cavalcanti que, nesse projeto, também realiza exames de acuidade visual nas crianças e orienta os professores da rede pública municipal quanto aos cuidados com a voz. 

Assessoria de Imprensa Caravana da Saúde Escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...