quinta-feira, 7 de junho de 2012

O município de Carnaúba dos Dantas receberá o workshop Araquém Alcântara‏


O município de Carnaúba dos Dantas receberá o workshop Araquém Alcântara tido entre os 10 maiores fotógrafos do mundo (em natureza). Mas além disso, é um abnegado defensor das causas ambientais e louco pela região do Seridó.
 
Sabedor das potencialidades do Seridó estará fotografando os sítios arqueológicos de Carnaúba dos Dantas neste Sábado.
 
Conheça um pouco do trabalho deste grande fotógrafo.
 
Araquém é apontado pelos críticos como um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil e um dos mais importantes fotógrafos em atuação no país. Desde 1970, dedica-se integralmente à  documentação e proteção da natureza brasileira. Seu trabalho, de noriedade internacional, tornou-se hoje uma referência nacional e fonte de inspiração  para novos fotógrafos.

Em sua vasta  produção constam: 44 livros sobre temas ambientais, 22 livros em co-autoria, 3 prêmios internacionais e 32 prêmios nacionais, 75 exposições individuais e 25 exposições coletivas inúmeros ensaios e reportagens para jornais e revistas nacionais e internacionais.
 
Entre seus prêmios mais importantes destacam-se o Prêmio Dorothy Stang de Humanidade, Tecnologia e Natureza – categoria Humanidade, 2007; Prêmio Fernando Pini, de melhor livro de arte do ano, com a obra “Mar de Dentro”, 2007; Prêmio Jabuti para o livro “Amazônia”, na categoria Arquitetura e Urbanismo, Fotografia, Comunicação e Artes, 2006; Prêmio “Von Martius”da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, categoria Natureza, 2002; Prêmio Abril de Jornalismo nos anos 1998,2001 e 2010; Prêmio Aquisição da Coleção MASP- Pirelli em 1996; Prêmio Associação Paulista de Críticos de Artes-APCA, pela exposição “Saudade Moderna”, na reinauguração da Pinacoteca do Estado, em 1986 e o Prêmio Unicef “Presença da Criança nas Américas”, Colômbia, 1981. Em 1997 lançou, após dez anos de pesquisas, “TerraBrasil” o livro de fotografias mais vendido no país. Atualmente na décima segunda edição, a obra já ultrapassou a casa dos 80 mil volumes comercializados. Possui fotos em acervos de vários museus e galerias, entre eles o Museu do Café, em Kobe, Japão; Centro Cultural Georges Pompidou em Paris, Museu Britânico em Londres, Museu de Arte de São Paulo (MASP) e Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo.
 
Em 1997 lançou, após dez anos de pesquisas, “TerraBrasil” o livro de fotografias mais vendido no país. Atualmente na décima segunda edição, a obra já ultrapassou a casa dos 80 mil volumes comercializados. Possui fotos em acervos de vários museus e galerias, entre eles o Museu do Café, em Kobe, Japão; Centro Cultural Georges Pompidou em Paris, Museu Britânico em Londres, Museu de Arte de São Paulo (MASP) e Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo.
 
Em 2001, foi escolhido pelo The British Museum, de Londres, para produzir a capa do livro “Unknown Amazon”, que acompanhou uma grande exposição etnográfica sobre a Amazônia. Neste mesmo ano, foi convidado pelo Ministério das Relações Exteriores para realizar a exposição: “Mudanças Climáticas”, no Memorial da América Latina em São Paulo , e, também como convidado do Ministério do Meio Ambiente realizou no Jardim Botânico do Rio de Janeiro a exposição “Parques Nacionais do Brasil”.
 
Em 2009 foi agraciado com a mais importante comenda do Exército, Medalha do Mérito Militar, pelos serviços prestados à cultura do Brasil.

Priorizando a fotografia Como expressão plástica e instrumento de transformação social, Araquém Alcântara é hoje, um dos mais combativos artistas em defesa do patrimônio natural do país. 

É um grande fotógrafo, famoso não só pelos registros preciosos que faz da natureza, mas também por sua militância em defesa do meio ambiente e dos povos brasileiros. Acaba de ser eleito como um dos dez fotógrafos brasileiros da década e recebeu o Premier Print Awards pelo livro Araquém Alcântara: Fotografias.
 
Foi o único fotógrafo do país a ter uma edição especial na National Geographic.

Fonte: Carlinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...