segunda-feira, 11 de junho de 2012

AMEs e UPA andam de mãos dadas


O pequeno Jonathan Gabriel, de dois aninhos, chegou desanimado ao Ambulatório Médico Especializado (AME) do bairro de Nova Natal,  na  última sexta-feira, 08. A mãe do menino, dona Maria Gomes Pereira, notou que ele estava febril e quieto demais. Como já conhecia a qualidade do atendimento na AME, não pensou duas vezes. E fez muito bem. 

Durante o acolhimento, realizado sempre antes de qualquer consulta, uma das enfermeiras da unidade assustou ao ver o termômetro acusar  39,9º C. Jonathan não podia esperar. Com o caso em mãos, a gerente de enfermagem da unidade, Clea Fernandes acionou a equipe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pajuçara, que providenciou a remoção para a unidade. “Nessas horas, percebemos a importância de fazer o acolhimento antes do atendimento propriamente dito. Febre alta, principalmente quando se trata de crianças, pode causar convulsões e consequentemente sequelas que podem acometer a criança para o resto da vida”, explicou Clea Fernandes.

Com a febre controlada, Jonathan Gabriel e a mãe foram encaminhados à UPA.  "Aqui, o atendimento prioriza os usuários em situação mais grave. Seguindo o modelo de Classificação de Risco, conseguimos atender prontamente o Jonathan. Em casos como este, o ideal é que os familiares procurem diretamente a UPA, cujo foco é o atendimento de urgência e emergência, diferente da AME, que atende mediante agendamento", explica o diretor técnico da UPA, Dr. Danton Novaes.

Atendido por uma das pediatras, Jonathan fez vários exames. Os resultados apontaram alteração na quantidade de leucócitos, uma infecção que não tratada pode ocasionar danos sérios à saúde da criança. Depois de medicado e observado, o garoto foi liberado. Dona Maria Gomes voltou à AME, mas desta vez com o Jonathan sem febre e com sorriso tímido no rosto. O tratamento será acompanhado pelo pediatra da unidade e toda a medicação de que precisa, está disponível na farmácia da AME. 

As AMEs localizadas nos bairros de Brasília Teimosa, Nova Natal e Planalto funcionam de segunda a sábado, das 7h às 19h e oferecem à população mais de dez especialidades médicas, além de núcleo de reabilitação, de apoio social e cidadania, entre vários outros exames.

A UPA atende 24 horas por dia e está inserida na rede Saúde Toda Hora, que está reorganizando o atendimento de urgência e emergência dos hospitais do SUS. Na unidade, os pacientes são avaliados de acordo com uma classificação de risco, podendo ser liberados ou permanecer em observação, quando necessário, os usuários são encaminhados para um hospital de referência.

ASSOCIAÇÃO MARCA
LEIDE FRANCO E ANNA KARINNA
Assessoria de Imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...