quinta-feira, 3 de maio de 2012

Mutirão da Glaucoma será realizado em Carnaúba dos Dantas amanhã (4)


A Secretaria Municipal de Saúde de Carnaúba dos Dantas realizará amanhã (4), um grande mutirão do Glaucoma e da Catarata, quando as pessoas da comunidade passarão por exames oftalmológicos visando identificar quaisquer uma das patologias citadas.

Vale salientar que verificada a existência de glaucoma no paciente o mesmo passará a ser acompanhado por uma equipe médica sob a orientação da Dra. Juliana. Quanto a existência da catarata o paciente será encaminhado para o procedimento cirurgico a ser realizado no hospital de Currais Novos.

O que é glaucoma? "O glaucoma é causado por diferentes enfermidades que, na maioria dos casos, levam a um aumento da PIO. O aumento da pressão é causado por um bloqueio ao fluido no interior do olho. Com o tempo isto causa dano ao nervo óptico. Através da detecção precoce, diagnóstico e tratamento, você e seu oftalmologista podem ajudar a preservar sua visão".

Pense em seu olho como em uma pia na qual a torneira e o ralo permanecem permanentemente abertos. O humor aquoso está constantemente circulando através da câmara anterior. É produzido por uma pequena "glândula”, chamada corpo ciliar, situada atrás da íris.  O aquoso flui entre a lente e a íris e, e após nutrir à córnea e a lente, flui para fora através de um tecido esponjoso e fino chamado malha trabécula, que serve como o ralo (escoamento) do olho. A malha trabecular está situada no ângulo onde a íris encontra a córnea. (veja Figura 1)

Quando o ralo da pia entope, o aquoso não consegue deixar o olho tão rapidamente quanto é produzido, causando um fluxo retrógrado. No entanto, como o olho é um compartimento fechado, a pia não transborda; ao contrário, o fluxo retrógrado causa aumento da pressão intraocular. Chamamos isto de glaucoma de ângulo aberto.

Para entender como o aumento da pressão afeta o olho pense em seu olho como se fosse um balão. Quando muito ar é soprado para dentro de um balão , a pressão aumenta , causando seu estouro. Mas o olho é resistente demais para estourar. Esta pressão aumentada passa a atuar sobre a parte mais fraca do olho, o ponto na esclera onde o nervo óptico deixa o olho.

Como mencionado anteriormente, o nervo óptico é a parte do olho que carrega a informação visual até o cérebro. É formado por mais de um milhão de células nervosas. Quando se eleva a pressão no olho, as células nervosas tornam-se comprimidas, o que as danifica, e eventualmente até causa sua morte. A morte destas células resulta em perda visual permanente. O diagnóstico e o tratamento precoces do glaucoma podem prevenir esta situação.

"Em 2011, 84 pessoas foram avaliadas e 40 delas foram identificadas como portadoras de glaucoma, quem vêm sendo acompanhadas pela acompanhadas pela equipe médica" informou a Coordenadora Municipal do Glaucoma Mariluce Dantas.

Para a secretária de saúde Dr. Verônica Pires esse é mais um dos inúmeros serviços oferecidos em Carnaúba dos Dantas que geram bem estar e saúde a população.

O atendimento as pessoas começará a partir das 7 horas da manhã, lá na sede da secretaria de saúde localizada próximo ao IBAMA.

Por Tota de Aristóteles 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...