sábado, 24 de março de 2012

Qual a importância da memória CMOS?


A memória CMOS como as outras memórias existentes no computador tem sua particularidade e importância, trata-se de uma pequena memória onde ficam guardadas informações sobre os periféricos instalados e a configuração inicial do computador, além do relógio e calendário. Como a memória e o relógio precisam ser preservados mesmo com o computador desligado, são alimentados por uma pequena bateria de lítio. Bateria essa que precisa ser trocada de tempos em tempos.

Sintomas de bateria fraca.

A bateria CMOS que falhou ou está com defeito não vai manter a carga por qualquer período de tempo. Quando este estado é atingido, desligar um computador a um estado desligado completa e ligá-lo exigirá intervenção manual pelo usuário. Na maioria dos cenários, o usuário será presenteado com uma mensagem que diz algo como: "CMOS checksum error Pressione F1 para continuar ou DELETE para entrar no Setup" - essa mensagem varia de acordo com o fabricante. Se esta mensagem está se apresentando cada vez que o sistema for reiniciado, as chances são muito boas que a bateria CMOS morreu. Por outro lado, se essa mensagem só aparece depois de um longo período em que o sistema foi desligado, talvez ao longo de um fim de semana, esta é uma indicação de que a bateria CMOS está morrendo e deve ser substituído.

Substituição da bateria CMOS.

A bateria CMOS está localizada na placa-mãe do computador e se assemelha ao de uma moeda. A maioria das baterias CMOS é mantida no lugar por um mecanismo simples clipe que deve ser transportado para fora do caminho para liberar a bateria existente. A nova bateria é, então, deslizou para o soquete da bateria e o clipe de retenção, então, se encaixem no lugar, segurando a bateria. Baterias CMOS geralmente são baratos e devem durar entre dois e 10 anos, dependendo de diversas condições ambientais, tais como a temperatura dentro do computador e como muitas vezes o sistema é desligado por longos períodos.

Vídeo mostrando como resetar a BIOS, lembrando a posição da bateria varia de placa-mãe para placa-mãe.
Por Valdenilton Dantas
Técnico em Informática

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...