terça-feira, 6 de março de 2012

IDSUS de Carnaúba dos Dantas é superior ao Natal, Mossoró, Caicó, Currais Novos...diz Ministério da Saúde




O Ministério da Saúde divulgou o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS), que nada mais é do "um indicador síntese, que faz uma aferição contextualizada do desempenho do Sistema de Único de Saúde (SUS) quanto ao acesso (potencial ou obtido) e à efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatorial e Hospitalar e das Urgências e Emergências.

A partir da análise e do cruzamento de uma série de indicadores simples e compostos, o IDSUS avalia o Sistema Único de Saúde que atende aos residentes nos municípios, regiões de saúde, estados, regiões, bem como em todo país “(MS).

Analisando os números constatamos que a saúde de Carnaúba dos Dantas (IDSUS 5,99) ocupa a 36ª posição dentre os 167 municípios do Rio Grande do Norte, acima de cidades bem maiores e importantes como Natal, Mossoró, Parnamirim, Caicó, Currais Novos e outras. Está acima também do índice alcançado pelo RN (5,42) e pelo Brasil como um todo (5,47).

Além disso, as cidades constantes no quadro acima possuem estruturas de saúde muito maiores do que as de Carnaúba dos Dantas, inclusive, dispõem de hospitais regionais mantidos com recursos do governo do estado e ajudam aquelas prefeituras a ampliar a oferta dos serviços.


Em relação à Região do Seridó, a saúde de Carnaúba dos Dantas também está bem colocada dentre os seus 24 municípios, atingindo a 7ª colocação, na frente de cidades bem maiores como Caicó, Currais Novos, Parelhas e Jucurutu. 
REGIÃO DO SERIDÓ

"É evidente que precisamos melhorar bastante, mas o índice alcançado pelo município de Carnaúba dos Dantas na área da saúde sinaliza que avançamos e ampliamos os serviços de saúde para população" frisou o prefeito Alexandre Dantas (Boboca).

Acesse o SITE do Ministério da Saúde e depois clique no link Indicadores por Município e visualize os índices do IDSUS de todos os municípios do Brasil.

Reportagem: Tota de Aristóteles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...