domingo, 18 de março de 2012

Como foi construída a hoje Igreja de São José, padroeiro de Carnaúba dos Dantas, a partir da devoção do povo...


Igreja Matriz de São José - Carnaúba dos Dantas
Novena da Festa de São José 2012
Hoje (18), dia da última novena da Festa de São José, da cidade de Carnaúba dos Dantas, buscamos nos escritos do renomado escritor e historiador carnaubense Helder Alexandre Medeiros de Macedo, conhecer um pouco sobre a edificação da hoje Igreja Matriz de São José, extraindo assim relatos constantes no livro entitulado "Ritmos, sons, gostos e tons do Patrimônio Imaterial de Carnaúba dos Dantas - Caicó: Netograf, 2005".

"(...) a retomada da idéia de se construir uma capela honrando São José no espaço que hoje é a cidade de Carnaúba dos Dantas deveu-se à família de Antonio Dantas de Maria.

Conhecido popularmente Antonio Dantas Rotheá, Antonio Dantas de Maria casara-se a 14 de outubro de 1862 com Hermínia Maria da Conceição (...). Não sabemos, até o presente momento, os motivos que levaram Antonio Dantas a reasumir a idéia de seus antecessores quanto à capela. (...) fala da devoção particular de Antonio Dantas a São José.

No ano de 1897 Antonio Dantas fez a doação de "uma faixa de terra para o patrimonio da Capela de S. José em Carnaúba" (...) Após a morte de Antonio Dantas a construção da capela ficou a cargo de seu amigo e compadre Coronel Quincó apelido de Joaquim Paulino Dantas e de seu genro, João Cândido de Medeiros. Junto com os esforços da pequena população do Sítio Carnaúba a capela foi erigida.

Terminados os serviços de construção da Capela a sua bênção deu-se no dia 19 de março de 1900. 

A Capela de São José, segundo a tradicão oral, era um pequeno templo, não muito largo, em forma de chalé. A igrejinha tinha sua frente encimada por um pequeno cruzeiro, com a face voltada para Oeste; tinha uma porta na frente e uma de cada lado. Dentro o ambiente era simples e austero. Não havia bancos nem cadeira para assento, apenas o altar-mor, feito na parede, onde ficavam a imagem de São José e uma imagem de Nossa Senhroa das Conceição (...). Os relatos à parte externa e interna da capela foram transmitidos pelo Sr. Manoel Sabino de Medeiros (Manoel Estevam)..."

Outros relatos sobre a descrição da então capela são citados pelo autor o que não modificam a configuração original do templo a época.

"Em 1909, (...) trataram de construir uma capela maior, em razão do tamanho dominuto do templo já existente. A Capela de São José foi demolida, conservando-se dela, "algumas partes arquitetônicas" uma parede lateral, acreditamos, a julgar pelo que afirma a tradição oral.

Construída a planta da igreja, foi a sua pedro fundamental benta em 27 de abril de 1910, pelo Padre Francisco Coelho de Albuquerque (...)

A primeira missa na igreja foi celebrada em 19 de março de 1911 (...) em altar improvisado, faltando, ainda, a cobertura do texto. A benção oficial só se daria em 1912 (...).

A aparência externa da Igreja era, no dizer de José de Azevêdo Dantas, a seguinte: "possuía em sua fachada uma porta central e duas lateraes [cada lado] e frontao com tres rosaceas pequenas; encimado tal frontao por uma Cruz - símbolo do Martírio de Jesus Christo - com raios. Possuía tão bem duas janelas, altas, na fachada principal" (idem). A torre só seria iniciada em 27 de outubro de 1913, tendo sido benta oficialmente em 15 de dezembro de 1915."

A cidade foi crescendo...

"A igreja passaria, no decorrer do século XX, por uma série de reforma arquitetônicas.Em 1996, no dia 25 de outubro, a então Comunidade Eclesial de São José, de Carnaúba dos Dantas, passou a ser considerada Paróquia de São José, desmembrando´se da Paróquia de Nossa Senhora da Guia, de Acari. A Igreja, por conseguinte, passou a ter o status de Igreja-Matriz de São José."

Que o santo das chuvas molhe com um bom inverno as terras de Carnaúba dos Dantas e do sertão.

Por Tota de Aristóteles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...