sexta-feira, 21 de outubro de 2011

E-mail comemora 40 anos de existência


Há 40 anos o mundo passaria a conhecer um jeito fácil e rápido de se comunicar com pessoas em qualquer lugar do planeta. Provalvemente, o que ninguém esperava é que neste período o serviço de correio eletrônico começasse a sentir o peso da idade e, sem grandes novidades, iria ficar para trás com a chegada das redes sociais e dos famosos webmails.

Mas antes de chegar nestas quatros décadas, vamos voltar um pouco na história e tentar entender como o e-mail entrou na vida de milhares e milhares de pessoas - e acabou se tornando o meio de comunicação mais eficaz e indispensável para as gerações.

Final dos anos 60, essa era a época que Ray Tomlinson, formando do MIT, criou a Arpanet, primeira forma de internet que era utilizada pelos militares dos Estados Unidos. Depois de algumas pesquisas, Ray conseguiu fazer que o sistema fosse capaz de envio de arquivos por meio de computadores e, ao conseguir realizar este projeto, ele passou a tentar editar um programa chamado Send Message (enviar mensagem, em tradução livre).



Durante uma entrevista cedida ao jornal New York Times em 2008, Tomlinson diz não saber exatamente qual foi o primeiro enviado, mas se recorda que era apenas palavras combinadas, sem conteúdo, algo como "QWERTYUIOP". Vale lembrar que ele foi o primeiro a inserir o @ (Arroba) nos endereços eletrônicos, já que o símbolo não representava nenhum caractere especial.

Em 1972, Lawrence Roberts, na época era o gerente do Information Processing Techniques Office (escritório de técnicas de processamento de informação) da Advanced Research Projects Agency (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada), produziu o primeiro gerenciador de e-mails. Chamado RD, o programa incluía um sistema de pastas, assim como a função "excluir".

Mas foi na década de 80 que a grande evolução dos correios eletrônicos aconteceu. Os famosos sistemas SMTP, POP, e IMAP surgiram para adequar o e-mail à rede de internet, que estava substituindo a Arpanet - a rede que deu origem à internet que conhecemos hoje.

Já os primeiros webmails surgiram apenas em 1995. Um estudo da consultoria Gfk, e divulgado em setembro deste ano, mostrou que na era das redes sociais, 44% dos usuários de internet só no Brasil ainda usam o correio eletrônico como principal conteúdo na web.

Curiosidades

  • O primeiro e-mail vindo do espaço aconteceu em 1991, quando a tripulação do STS-43 Atlantis utilizou um Macintosh para transmitir uma mensagem à Terra;
  • Ray Tomlinson não se lembra qual foi o conteúdo do primeiro enviado, mas lembra que era uma junção de palavras. Alguns acreditam que foram "QWERTYUIOP", outros se arriscam em dizer que foi "Teste 123";
  • Pesquisas mostraram que ainda falta criatividade para os usuários de emails, já que a senha mais utilizada por eles é o famoso "123456" e ficou ainda mais em evidência quando 10 mil senhas do Hotmail foram expostas online, se tornando a senha universal da web;
  • Tomlinson mandou o primeiro email para ele mesmo usando duas máquinas que estavam lado a lado.
Fonte: http://www.superdownloads.com.br/materias/email-comemora-40-anos-de-existencia.html#ixzz1bRPnStqi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...