sexta-feira, 8 de julho de 2011

Ao se despedir do PV, Marina Silva anuncia uma "nova política" no país

A ex-senadora Marina Silva anunciou, na tarde desta quinta-feira, a saída do PV, partido pelo qual disputou a Presidência da República no ano passado, obtendo 20 milhões de votos no país. Em reunião de lideranças 'verdes' em São Paulo, Marina destacou o começo de uma “nova política”, com a criação de um movimento supra-partidário, com a bandeira "verde e cidadania". Em discurso, ela disse que a decisão é uma maneira de "manter a coerência". "Não se trata de uma saída pragmática, com olhos pregados em calendários eleitorais. Ao contrário, é a negação do pragmatismo a qualquer preço", afirmou. "As eleições são parte, não são o fim, não são tudo", completou.

Marina ressaltou que vai seguir com a sua luta por uma "nova maneira de fazer política" e salientou que não irá ficar na "cadeira cativa" de candidata a presidente em 2014. "Podem ter certeza de que eu quero que esse processo pela nova maneira de fazer política esteja tão forte e vigoroso que tenha um candidato à altura." E que, se houver um candidato com este perfil, terá o apoio dela. "Eu não sou boa para pedir voto para mim, mas sou boa para pedir voto para os outros", disse. Para viabilizar o apoio para uma possível candidatura de Marina à presidência da República, em 2014, aliados da ex-senadora articulam uma mobilização intensa na internet, pela defesa de questões ambientais.

Segundo a ex-senadora, o debate político não pode estar circunspecto à sucessão presidencial. "Chegou a hora de acreditar, chegou a hora de ser ou fazer", afirmou. "Eu acredito no voto consciente, no voto informado. É preciso reagir e chamar as pessoas para falar sobre o nosso futuro."

Presente no encontro, o ex-candidato a governador de Minas e ex-deputado federal Zé Fernando [PV] reforçou a importância de valores políticos e ambientais, que, segundo ele, são pontos fortes da ex-senadora. “Marina recupera a questão da ética, do interesse público. A questão ambiental exige um novo paradigma. A política é um ato de afirmação de valores”, diz.

O vice-presidente da legenda, deputado federal Alfredo Sirkis [PV-RJ], anunciou que vai deixar as funções internas e a vida partidária, mas que, por enquanto, não vai se desvincular oficialmente do PV.

Entenda 

Marina Silva, que ficou em terceiro lugar na eleição presidencial do ano passado, tentou renovar o PV, por meio de uma revisão do programa partidário. No entanto, o deputado José Luiz Penna [SP] foi reconduzido ao comando nacional do PV e o grupo de Marina encontrou resistência do próprio partido para acatar reivindicações como, por exemplo, abrir o partido para novos filiados, com eleições nos diretórios municipais da sigla.

Fonte: Blog do Francisco Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...