terça-feira, 7 de junho de 2011

Suplementos sem orientação podem diminuir massa muscular

As vitaminas regulam o metabolismo e as funções orgânicas e, muitas delas, possuem papel crucial no metabolismo energético. No caso das atividades físicas, o treino aumenta a necessidade nutricional do praticante. Assim, é certo que atletas precisam de maior aporte nutricional de vitaminas para recuperar, manter e construir massa magra. Para que essa condição seja alcançada, em alguns casos, o uso de suplementação de vitaminas entre praticantes de atividade física e atletas se faz necessário.

No entanto, independente da intensidade, os praticantes de atividade física precisam ficar atentos ao uso excessivo de suplementos sem orientação. Essa prática, segundo especialistas, pode trazer resultados opostos aos desejados. Caso o usuário não tenha suporte calórico adequado e não malhe em frequência e intensidade capazes de consumir o aporte energético consumido, pode perder massa muscular e até ganhar peso. O uso indiscriminado dessas substâncias também pode causar alterações renais, pode comprometer o desempenho esportivo e provocar quadros de toxicidade.

Na maioria dos casos, a recomendação de uso de suplementos é indicada para atletas em deficiência nutricional e risco nutricional, tais como os que precisam perder peso drasticamente (ginastas e lutadores, principalmente) e aqueles que voluntariamente se enquadram em grupos de restrições alimentares.

O desempenho e o bem-estar físico podem ser garantidos pela dieta personalizada e balanceada. O exercício programado é capaz de requerer mais energia e nutrientes do organismo, mas a suplementação vitamínica deve ser planejada com papel acessório na preparação atlética.


Fonte: DN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...