sábado, 9 de abril de 2011

Visando o cliente, construtoras investem nas mídias sociais

Mídias sociais. Ultimamente, você deve ter se acostumado a ouvir o termo ou ler algo a respeito, afinal ele está na moda. Facebook, Orkut, Twitter, YouTube, blogs e fotologs, entre outros, ganham cada vez mais terreno no mundo virtual e viram instrumento de bons negócios. As construtoras pernambucanas, inclusive, começam a aderir ao movimento e dispor de canais interativos na web para fisgar clientes.

´Vimos a necessidade de estreitar o elo entre os produtos (empresa) e clientes, além de encurtar a distância com os consumidores potenciais. Hoje, 90% dos consumidores que buscam imóveis procuram na internet e acreditamos que essas mídias têm um mercado potencial de vendas`, explica Mariana Wanderley, diretora comercial da Pernambuco Construtora.

Há cerca de quatro meses, a empresa lançou um perfil no Twitter e, recentemente, inaugurou um blog que oferece várias dicas sobre imóveis. As razões para o fenômeno podem ser várias. No segmento imobiliário, parte-se do princípio de que o consumidor vê a imagem de um imóvel e procura saber dimensões, número de cômodos, atrativos de lazer e o principal, o preço.

Além disso, o candidato a comprador também busca opiniões sobre a estrutura da localidade desejada, como serviços e trânsito. Para reforçar a divulgação, nada como investir em marketing digital e ´bombardear` o consumidor de informações. Vale tudo. De imagens em alta resolução ao passeio virtual, passando por simulações online, microblogs ou tira-dúvidas sobre documentação. As ferramentas virtuais geralmente são criadas pelos setores de marketing ou agências especializadas em tecnologia da informação.

A Queiroz Galvão Desenvolvimento Imobiliário (QGDI) prevê para este ano um upgrade no seu site com a criação de um perfil no Twitter e um blog. ´Detectamos no mercado uma tendência de procura por empreendimentos econômicos na web e, nas mídias sociais, a presença dos produtos é constante`, explica Carol Boxwell, superintendente comercial e de marketing da QGDI.

Para o vice-presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon-PE), José Antônio Alvarez de Lucas Simon, o fenômeno ainda é tímido em Pernambuco, embora haja uma tendência de crescimento das mídias sociais. ´As ferramentas atuais se restringem mais à ideia de seviços de SAC, mas naturalmente tendem a convergir para a venda de produtos e divulgação de lançamentos. A decisão final de compra, no entanto, requer sempre a visita ao imóvel e todo o acompanhamento legal do empreendimento`, completa.

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