quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Ourives

O ourives é um metalúrgico que se especializou no trabalho com o ouro e outros metais preciosos. Desde os tempos antigos as técnicas de um ourives têm evoluído muito pouco, a fim de produzir alianças, anéis, colares ,brincos e pulseiras de acordo com as normas de qualidade. Atualmente, é raro encontrar um ourives.

Historicamente ourives também fizeram talheres, pratos, copos, utensílios decorativos e úteis, e itens para cerimonial ou religioso, mas o aumento dos preços dos metais preciosos fez com que a produção de tais itens reduzisse em grande medida. Um ourives deve ser hábil na formação de metal por meio de depósito, soldagem, corte, forjamento, fundição e polimento de metais.

Tradicionalmente, essas habilidades foram repassadas por meio de estágios, no entanto, mais atualmente existem escolas especializadas de arte em jóias, para que novos profissionais possam surgir.

A atratividade estética, a raridade e as propriedades físicas, deram ao ouro um lugar ímpar na história humana. O ouro é tão maleável e dúctil que mesmo com ferramentas primitivas é possível transformá-lo em
uma peça com grande riqueza de detalhes.

O ouro é um metal nobre, não reage com a maioria dos elementos. Isso significa que ele é normalmente encontrado em sua forma natural. Por isso uma peça de ouro dura indefinidamente, sem oxidação e mancha, e que é facilmente derretido e fundido sem os problemas de óxidos e gás que são problemáticos com o bronze, por exemplo.

Matéria: André Elias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...