terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Padre Antônio Maria se apresenta nesta terça-feira no Auto do Natal


A 12ª encenação do espetáculo Auto de Natal começa hoje no Anfiteatro do Campus da UFRN com programação musical iniciada às 19h pelo Coral da Petrobras, seguida do cantor de música católica Sandro Menezes. O auto natalino com direção de Diana Fontes, trilha sonora de Danilo Guanais e texto de Edson Soares virá depois. A programação fecha com show do padre Antônio Maria.

Esta será a tônica dos próximos dias no Campus da UFRN: uma atração local abre a programação, seguida pela encenação do Auto e fecha com apresentação de cantores nacionais. Fagner, a cantora de música gospel Aline Barros e a potiguar/carioca Roberta Sá serão as outras três atrações do evento, para amanhã, quinta e sábado (sexta-feira não haverá programação).

A diretora Diana Fontes foi convocada para dirigir o mesmo texto do auto natalino de 2009. Segundo Diana, durante a reunião, o texto de Edson Soares foi "sugerido pela Funcarte e acatado" por ela. A trilha sonora do espetáculo ficou sob responsabilidade do compositor Danilo Guanais, parceiro de Diana nas onze edições do auto Um Presente de Natal - evento até então patrocinado pela Fundação José Augusto.

O convite a Diana Fontes partiu do próprio presidente da Funcarte, Rodrigues Neto. Diana classifica como "sugestão" o pedido ou exigência da instituição pelo texto de Edson Soares. "Encaixou com minha proposta de levar ao público o legado deixado pela história do nascimento de Jesus". Serão 71 atores no elenco, mais cinco estagiários dos cursos de teatro do CMAI e 123 pessoas no que Diana chamou de "cenário humano".

Tecnologias inovadoras foram destacadas por Diana nesta edição do Auto. "São elementos nunca usados, de muita sofisticação. E por isso, de muito trabalho, mas também de prazer para toda a equipe". Diana Fontes apresentará formas distintas para contar a tradicional história do Menino Jesus: elementos circenses, textos densos, musicais... "Sinto que o público quer ouvir a mensagem simples do natal". A tradicional mescla do tradicional (a história do nascimento de Cristo) e o contemporâneo (a concepção plástica) será mantida. "Minha estética é muito poética", completa Diana.

O texto de Edson Soares faz referências ao evangelho apócrifo de Tiago. Apócrifos são textos rejeitados pelo cânone bíblico. Uma espécie de escritos não-oficiais, no caso, da vida de Jesus Cristo. Difere da proposta apresentada em anos anteriores, quando o roteiro foi baseado na história oficial da Bíblia mesclada à historiografia e cultura potiguar, repleto de elementos regionais.

A repetição do mesmo texto para o Auto de Natal deste ano é prática comum em espetáculos natalinos. Há cinco anos o auto Chuva de Bala no País de Mossoró e o Asas da História, em Parnamirim, mantém o texto do escritor Tarcísio Gurgel. O Auto da Liberdade é baseado no escrito do cordelista Crispiniano Neto há vários anos. O próprio Presente de Natal, criado e dirigido por Diana Fontes passeia pelos textos dos dramaturgos Racine Santos e Cláudia Magalhães durante os onze anos do auto.

Programação

Hoje

Coral da Petrobrás

Sandro Menezes

Padre Antônio Maria

Amanhã

Banda Sinfônica

Fagner

Quinta-feira (23)

Coral Jovem da Igreja Adventista

Aline Barros

Sábado (25)

Macaxeira Jazz

Khristal

Roberta Sá
Fonte: DN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...