quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Confira dicas para manter o preparo físico durante o Carnatal

Quatro dias de folia, agito, dança, paqueras, bebidas e um longo percurso. Está preparado para tudo isso? Tem certeza? O Carnatal é um dos eventos do calendário cultural de Natal mais aguardados de todo o ano. A maratona da festa exige cuidados especiais com a saúde para aproveitar ao máximo a folia e prevenir doenças as quais os foliões estão mais expostos. O DN Online entrevistou o educador físico, Valdir Sobral, que há 15 anos trabalha como personal trainer. Ele passou algumas dicas de como manter a boa saúde durante a festa.

Para começar, Valdir Sobral afirmou que tomar muito líquido e fazer uma alimentação leve, cerca de meia hora antes de ir para a folia, são um dos pontos mais importantes para se manter saudável. Os energéticos não são recomendados para as pessoas hipertensas, por causa da cafeína e outras substâncias presentes na bebida que aceleram a pulsação e provocam arritmia cardíaca. "É importante comer frutas, pães e macarrão, carboidratos ricos em energia e abusar do líquido. Tomar muito líquido", disse.


O educador físico também sugere a ingestão de vitamina C durante os dias que antecedem a folia. "As precisam ficar atentos a saúde nos dias que antecedem o Carnatal. Não é recomendado alimentos gordurosos. Tomar vitamina C ajuda a manter a imunidade alta, para que não corra o risco de adoecer. O aglomerado de pessoas facilita a transmissão de viroses", afirmou.


Outra dica passada por Valdir Sobral é evitar alimentos com procedência duvidosa e expostas ao vento, como sanduíches e salgados. Além disso, evitar o excesso de bebida alcoólica. "Os foliões devem beber com responsabilidade. No dia seguinte, não deve fazer nenhuma atividade física. Deve descansar para recuperar o desgaste do corpo. Lembre-se que a vida continua e que outros carnatais virão", ressaltou.


Folião


Felipe Gomes Freitas, 21 anos, já pratica atividade física e afirmou estar preparado para o Carnatal. "Tomo muito água e faço uma refeição leve, para que eu consiga aguentar o percurso completo. Uma comida mais pesada dificultaria a digestão", disse.


Dicas


- Consumir mais carboidratos, como arroz, pães, macarrão, batata e aveia.

- Durante a folia, o ideal é beber de 150 a 200 ml a cada 15 minutos a meia
hora, dependendo da intensidade.
- Utilizar um calçado adequado, de preferência um tênis confortável.
- Fazer exercícios de alongamento e um aquecimento antes da folia.
- Beba com moderação.


Do DN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...