terça-feira, 9 de novembro de 2010

Emplacamento de veículos cresce 11,73% no RN

O emplacamento de veículos no Rio Grande do Norte subiu 11,73% no mês de outubro, comparado ao mesmo mês do ano passado, de acordo com os números publicados ontem pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Porém, houve uma queda de 5,28% em relação a setembro, o que a Fenabrave atribui ao período eleitoral.

No acumulado do ano, houve um crescimento nas vendas de 14,48%, o que supera a expectativa de aumento para todo o ano de 2010 (10%), segundo a representação local da Fenabrave.

De acordo com os dados da Fenabrave, foram emplacados em outubro, no RN, 3.071 automóveis e veículos comerciais leves, 128 caminhões, 18 ônibus e 3.110 motos. Somando-se a outras categorias, o total de emplacados em outubro chega a 6.402.

O desempenho segue a tendência nacional, uma vez que a produção de veículos no Brasil subiu 15,3% de janeiro a outubro de 2010, comparando-se aos mesmos meses de 2009. Em todo o país foram fabricados, nos primeiros dez meses do ano, 3,04 milhões de veículos, um recorde da indústria automobilística. Em outubro de 2009, a produção acumulada do ano era de 2,64 milhões de unidades.

De acordo com o assessor jurídico da Fenabrave RN, Marcelo Macêdo, o decréscimo dos emplacamentos em relação a setembro se deve ao período de eleições, mas ele aposta na retomada do crescimentos nos dois últimos meses do ano. "Tivemos a influência das eleições nas vendas de veículos, mas a tendência natural em novembro e dezembro é voltarmos a crescer", fala Macêdo.

Segundo ele, no final do ano as montadoras lançam as promoções para carros com ano de fabricação 2010, mas com modelos 2011, aquecendo o mercado.

Macêdo também cita, como ponto positivo, a oferta de crédito dos bancos. "Os bancos ainda estão abarrotados de crédito para oferecer aos consumidores. O acesso desse público aos financiamentos irá continuar no mesmo nível observado nos últimos meses, com tendências a melhorar no próximo ano", fala ele, fazendo uma referência a uma fala da presidente eleita, Dilma Roussef, sobre a necessidade do Banco Central baixar a taxa básica de juros, atualmente em 10,75% ao ano.

A quantidade de trabalhadores nas montadoras somou, em outubro, 116.673 empregados, superando o nível registrado em setembro (115.577).



Fonte: DN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...