terça-feira, 9 de novembro de 2010

Cantora lírica potiguar Hilkelia se apresenta hoje no TAM

A ressonância natural do canto lírico nem é tão lírico assim para alguns. A música clássica ainda assusta ouvidos menos treinados. A educação musical do potiguar e, via de regra, do brasileiro, ainda carece de estímulo. E a solução é a metodologia da cantora lírica Hilkelia: a mescla do erudito e do popular. É o uso da técnica vocal operística na interpretação de músicas reconhecidas pelo gosto popular. Essa união de útil e agradável será apresentada hoje no Teatro Alberto Maranhão a partir das 20h. E com o incremento visual de cenário montado por João Marcelino e acompanhamento de banda e bailarinas da Escola de Dança do TAM (Edtam).

Hilkélia é das poucas representantes do gênero no estado. Formada pela UFRN e premiada em festivais internacionais, a cantora integrou até o ano passado o grupo Delicatto. "Agora em carreira solo mantive a mesma proposta dessa união de músicas de melodias e poesias que provoquem emoções com a técnica do canto lírico". Uma das novidades dorepertório é a interpretação de Don't cry for me Argentina, trilha sonora do filme Evita e clássico do cancioneiro dos hermanos argentino. O set list inclui canções temas de musicais, árias de óperas, música popular brasileira e francesa... "Escolho as múcias pela beleza melódica e expressão musical", diz.

A falta de tradição de música clássica em Natal, mesmo a cidade tendo parido até chefes de Estado adeptos do estilo no início do período republicano, tem mudado nos últimos oito anos. "Nesse tempo tenho acompanhado o crescimento das escolas de música e o consequente aumento de público na cidade prestigiando a música clássica. Mas ainda são poucos os que gostam e procuram se aprofundar". Hilkélia acredita no diferencial da mistura apresentada em seus shows como atração de públicos diferentes. "O auditório da Escola de Música da UFRN atrai bom público porque o ambiente favorece. São alunos, professores e parentes. No TAM é preciso outra fórmula".
E para quem comparecer logo mais ao TAM e se impressionar com apotência vocal de Hilkélia, saiba que no aprendizado do canto lírico, o sol é para todos. Disciplina é fundamental. O caminho para alguns é mais fácil - questão de capacidade e potencial. Mas todos chegam lá. "A própria anatomia de alguns favorece. Disciplina, estudo. A questão do timbre também é muito importante. É como se fosse uma digital; uma marca", destaca.
Fonte: DN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...