terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Globo e NHK testam nova tecnologia de televisão ultra HD no carnaval


O carnaval 2013 será a plataforma de testes da primeira captação de imagens no padrão UHDTV (Ultra High Definition Television) em 8K, no Brasil, em uma coprodução da emissora japonesa NHK com a TV Globo, no Rio de Janeiro.

Essa tecnologia mostra imagens 16 vezes mais nítidas que o padrão atual de alta definição e tem o objetivo de dar ao telespectador uma sensação de "imersão", de estar dentro da tela. Não há previsão de quando TVs 8K estarão à venda em lojas.

O teste no Rio serve para aprender mais sobre a tecnologia. Em março, a NHK exibirá no Japão um programa sobre o UHDTV com imagens do 'making of' (bastidores) do carnaval brasileiro. A Globo prevê mostrar a experiência em feiras do setor.

A tecnologia UHDTV em 8K, também conhecida como Super Hi-Vision, está em desenvolvimento no Japão, sob a liderança da NHK. Ela permite reproduzir imagens com até 7.680 x 4.320 pixels (33,2 megapixels), que representa 16 vezes o número de pixels permitidos em uma imagem HD (High Definition) atual. "É como colocar na mesma imagem 16 telas de alta definição", compara Liliana Nakonechnyj, diretora de Engenharia de Telecomunicações e Afiliadas da TV Globo, que faz parte da coordenação dos testes junto à NHK.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...