sábado, 22 de dezembro de 2012

IFPB: PSCT 2013 será realizado domingo para mais de 15.000 inscritos


As provas do Processo Seletivo dos Cursos Técnicos (PSCT 2013) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) serão realizadas nesse domingo, 23 de dezembro. O PSCT registrou 14.020 inscrições para os cursos presenciais e 1847 para a modalidade de Educação a Distância. No total, o IFPB oferta 3.174 vagas. O exame vai iniciar às 8h (horário local) nas cidades de Cajazeiras, Campina Grande, Cabedelo, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Sousa e Princesa Isabel.  
Na modalidade Subsequente, para quem já concluiu o Ensino Médio, são 1.528 vagas presenciais. Para o técnico integrado, voltado a quem concluiu o 9º ano do Ensino Fundamental, estão sendo disponibilizadas 1.246 vagas. Todas as informações sobre o PSCT presencial, como local de prova e concorrência estão nesse link.  Para a modalidade EAD, são 400 vagas no curso técnico de Segurança do Trabalho e os dados estão nesse link. 
A Comissão Permanente dos Concursos Públicos (Compec) divulgou a concorrência sem divisão por cotas, apenas o número de inscritos pela quantidade de vagas de cada turno. A maior concorrência no Ensino Médio Integrado ao Técnico foi registrada no curso de Edificações (tarde) no Campus João Pessoa, com 19,73 candidatos disputando uma vaga. Em seguida, vem o curso de Controle Ambiental, também do Campus da Capital com 14,65 candidatos por vaga. Em terceiro lugar, está o curso de Petróleo e Gás de Campina Grande com 11,08 por vaga.
No ensino subseqüente presencial, a maior concorrência é no Campus João Pessoa, no curso de Edificações, com 12,30 candidatos por vaga. O polo que registrou a maior concorrência por vaga para o curso técnico subsequente de Segurança no Trabalho na EAD foi o de João Pessoa com 8,96 candidatos.
Para as vagas do Ensino Médio, a prova dura quatro horas e tem questões de Matemática, Língua Portuguesa, Geografia e História. Para o subseqüente, são três horas com questões de Matemática e Língua Portuguesa. O gabarito deve sair até o dia 10 de janeiro e o resultado final no dia 4 de fevereiro.
A instituição reserva 5% das vagas para candidatos com deficiência. Nos cursos de Sousa, 20% das vagas são reservadas para quem vive em assentamento da reforma agrária. A instituição também adota cotas para pretos, pardos e indígenas e segundo critérios de renda social. Essas cotas estão dentro da reserva para egressos da rede pública
Os cursos são Secretariado, Contabilidade, Geologia, Informática, Edificações, Manutenção e Suporte em Informática, Controle Ambiental, Eletromecânica, Recursos Pesqueiros, Meio Ambiente, Mineração, Petróleo e Gás, Eletrotécnica, Mecânica, Eletrônica, Equipamentos Biomédicos, Instrumento Musical, Agropecuária, Agroindústria e Segurança do Trabalho.
Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB
Fonte: Portal do IFPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...