quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Vírus brasileiro ameaça usuário para 'comprar' Windows original

Analistas de vírus do site de segurança "Linha Defensiva" (acesse aqui) revelaram a descoberta de uma nova praga digital brasileira que, ao infectar o PC, impede o uso de softwares populares, como o Firefox e o Chrome. A solução, de acordo com programa, é legalizar o Windows instalado, que ele informa não ser "original". O pagamento custa apenas R$ 19,90 e a ativação é "imediata". O único meio de pagamento oferecido é cartão de crédito.


Se o usuário fornece os dados solicitados, o Windows é supostamente "ativado". No entanto, a praga, na realidade, não realiza nenhuma modificação no sistema operacional. O golpe inteiro tem apenas o objetivo de obter os dados do cartão de crédito da vítima, junto de informações pessoais, como CPF, RG e data de nascimento.

A praga brasileira se assemelha a vírus estrangeiros que são conhecidos como "ransomware", um termo que une a palavra "ransom" (quantia paga pelo resgate em um sequestro) e "ware"de "software". O ransomware impede o uso de certos softwares ou codifica os dados armazenados no disco rígido, impedindo que o próprio usuário os acesse. A vítima precisa, então, pagar pelo "resgate" das informações que o vírus "sequestrou".

O golpe praticado pela nova praga brasileira, no entanto, não envolve o pagamento de nenhuma quantia. O objetivo é apenas assustar o internauta para que ele forneça os dados do cartão de crédito. Mesmo que os dados digitados sejam falsos, a praga irá afirmar que o Windows foi "ativado".

O golpe afirma que o Windows é pirata mesmo quando executado em um sistema original e ele não é capaz de legalizar um software pirata.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...